Santo Antão: Protecção Civil testa bocas-de-incêndio na floresta do Planalto Leste

Quatro bocas-de-incêndio foram instaladas ultimamente no perímetro florestal do Planalto Leste, Santo Antão, no âmbito do projecto integrado desse planalto, as quais já foram testadas pelos Serviços da Protecção Civil, na ilha.

Os testes das bocas-de-incêndio, que tem por finalidade facilitar o combate a fogos florestais, acontecem numa altura em que se aproxima a época mais quente, em que habitualmente ocorrem incêndios neste perímetro florestal, situada na confluência dos três municípios de Santo Antão.

 

O projecto integrado do Planalto Leste, que visa entre outros propósitos a manutenção e resiliência ambiental neste perímetro florestal, além da criação de bocas-de-incêndio, abrangeu ainda a manutenção de trilhos dentro do perímetro, a aquisição de materiais de combate a incêndios e sensibilização das populações sobre a problemática ambiental.

 

O projecto, promovido pela Associação dos Municípios de Santo Antão, foi financiado pela Cooperação Luxemburguesa, em nove mil contos, no âmbito do programa plataformas locais para o desenvolvimento.

 

Incidiu ainda no sector de abastecimento de água (ligações domiciliárias a famílias pobres), na recuperação de miradouros e na criação de zonas de apoio à actividade turística.

 

Inforpress/Fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Pode gostar também

Deixe um comentário

Follow Us