Santo Antão: Técnicos do MAA capacitados em agricultura hidropónica

Dezanove técnicos do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) iniciam hoje, em Afonso Martinho, Ribeira Grande, Santo Antão, uma formação em cultivo protegido e hidroponia.

O coordenador do Serviço de Luta Integrado do INIDA, João Francisco Monteiro, explicou à Inforpress que a formação visa capacitar os técnicos da delegação do MAA da Ribeira Grande e do Paul no uso de um novo método de cultivo protegido que é a hidroponia.


A mesma fonte afirmou que neste novo método de cultivo não utilizam o solo e os plantas alimentam através de um substrato que tem todos os nutrientes.


“Temos vários sistemas hidropónicos actualmente em uso no mundo inteiro. O cultivo e produção destes alimentos é mais limpo, e com menos incidências de pragas e doenças” afiançou João Monteiro que salientou que a produção hidropónica é mais “precoce” o que possibilita fazer mais ciclos de cultivos durante o ano.


A técnica de cultivo protegido e hidropónica, segundo João Monteiro, já é praticado nas ilhas de Santiago, Sal e São Vicente e os resultados são “muito positivo”.

 

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest