
Sábado, 2 de Dezembro, 2023
É o caso do bairro do Alto São Tomé, onde, segundo os moradores, a água não chega às torneiras há dois meses, o que “está a dificultar a vida das famílias” que residem nessa zona.
Utentes de outros bairros, como Chã de Galinheira, Chã de Viúva, Chã de Matinho Norte, têm estado a reclamar da irregularidade com que a água chega às casas das pessoas nessa parte mais alta da cidade do Porto Novo.
Porém, a câmara do Porto Novo, através do vereador responsável pelo abastecimento de água, Irlando Ramos, admitiu que nas zonas altas desta urbe tem havido “algumas dificuldades” a nível do abastecimento de água, situação que se deve a insuficiências da actual rede de distribuição, já antiga e obsoleta.
Irando Ramos explicou que já resolveram os problemas em Ribeira Corujinha e no bairro “Casa para todos”, mas reconheceu que está ainda por ultrapassar a situação em Alto São Tomé.
Para mitigar o problema de água nessa zona, a câmara do Porto Novo tem estado a apoiar as famílias no transporte gratuito de água, ou seja, as pessoas vão comprar água ao serviço autónomo de água e a edilidade assegura o transporte sem custos para os reservatórios dessas pessoas.
“Uma boa percentagem” das pessoas não tem depósitos e isso, segundo o autarca, cria algumas dificuldades que, entretenho, estão com os dias contados.
Segundo Irlando Ramos, “já anda” o projecto de água e saneamento de Santo Antão, que vai resolver em definitivo o problema de distribuição de água na cidade do Porto Novo, com a instalação de uma nova, numa extensão de 25 quilómetros.
Inforpress/Fim
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv