
Quarta-feira, 31 de Maio, 2023
O presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, e os ministros das Comunidades e da Educação, Jorge Santos e Amadeu Cruz, respetivamente, são algumas das entidades que participam das festividades da Bandeira e do Dia do Município de São Filipe.
O ministro das Comunidades, o primeiro a chegar, preside sexta-feira, 28, ao encontro de networking com emigrantes e empresários para apresentação de projetos e partilha de aprendizagem/experiência, no ano em que a autarquia de São Filipe decidiu homenagear os emigrantes foguenses em sinal de reconhecimento e contribuição para o desenvolvimento do município e da ilha.
Já o ministro da Educação vai participar do ato da inauguração das obras da construção da escola de ensino básico de jardim/Batente (Sul) e requalificação da escola de Italiano (norte), devendo igualmente representar o ministro da Cultura no ato de inauguração das obras de requalificação do Centro Cultural Armand Montrond.
O presidente da Assembleia Nacional (AN) chega à ilha no próximo sábado, 29, e participa da inauguração do monumento em homenagem ao médico e escritor foguense, Henrique Teixeira de Sousa, assim como na terceira fase do Eco Park de Alto Santa Luzia, nomeadamente das duas placas para a prática de modalidades de salão como futsal, handebol voleibol e basquetebol.
O ministro da Cultura, Abraão Vicente, que foi convidado pela autarquia, não poderá deslocar-se à ilha devido a outros compromissos, assim como o próprio primeiro-ministro.
Desde que assumiu a pasta da Cultura, Abraão Vicente nunca marcou presença enquanto ministro, das festividades da Bandeira e do Dia do Município de São Filipe.
Quem está na ilha desde quarta-feira é o secretário de estado adjunto do primeiro-ministro, Lourenço Lopes, assim como várias individualidades ligadas a vários sectores de atividades.
Desde a última segunda-feira a companhia aérea aumentou a frequência para três voos diários no percurso Praia/São Filipe, com exceção de quarta-feira em que realizou apenas dois voos e cancelou um que será reposto na sexta-feira, dia em que está programado quatro voos no referido percurso.
A nível dos transportes marítimos a CV Interilhas, no âmbito das festas de São Filipe realiza duas viagens extras no percurso Santiago/Fogo/Santiago nos dias 28 de Abril (Santiago/Fogo) e 2 de Maio (Fogo/Santiago) no navio Kriola.
Inforpress