São Lourenço dos Órgãos: PAICV aprecia negativamente relatório de atividades e contas de gerência de 2022

Os eleitos municipais do PAICV apreciaram na quinta-feira, 20, negativamente o relatório de atividades e a conta de gerência da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos referentes ao ano económico de 2022.

Esta apreciação foi feita à imprensa pelo líder da bancada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), José Maria Moreira, que justificou a apreciação negativa do seu partido com o facto de os dois instrumentos “deixarem muito a desejar” e porque muitas das atividades e/ou obras propostas não foram realizadas em 2022.

De entre as obras não realizadas, apontou a reabilitação das placas desportivas, criação da casa da cultura, da casa música, da rádio comunitária, do centro multiusos de Órgãos Pequeno e Pico d’Antónia, inauguração do auditório municipal e do campo relvado e requalificação do seu entorno, requalificação de centro de João Teves, calcetamento e arranjos exteriores da capela de Órgãos Pequeno e construção do matadouro municipal.

Na ocasião, afirmou que a taxa de execução de 90 por cento (%) no relatório de atividades e 67 % na conta de gerência não correspondem a verdade, para quem os dados mostram que há discrepância e contradições.

O líder da bancada do Movimento para a Democracia (partido que gere a câmara), Antunes Marques, por seu lado, disse que a sua bancada aprecia positivamente o relatório e a conta de gerência pelo facto de 90 % e 67 %, respetivamente, das atividades previstas terem sido executadas.

Por tudo isso, considerou “muito bom” a execução dos dois instrumentos, não obstante a conjuntura que o país e o mundo atravessam e que “não podem ser ignoradas”, referindo-se à seca, à pandemia da covid-19 e à guerra na Ucrânia.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, Carlos Vasconcelos, disse que, não obstante a tripla crise, conseguiram realizar mais de 90 % do plano de atividades e quase 70 % da conta gerência do que estava previsto no orçamento de 2022.

Nesse sentido, considerou “positiva” essa taxa de execução de 90%, tendo em conta que conseguiram dar respostas àquilo que é seu papel e cumpriram com a população desse município com poucas receitas e “agrícola”.

Lembrou que dos cerca de 240 mil contos do orçamento de 2022, que 164 mil contos foram aplicados, sobretudo nas áreas sociais.

Durante a sexta sessão ordinária da Assembleia Municipal do mandato 2020-2024, os eleitos municipais aprovaram a deliberação que aprova a alteração de profissionalização da vereadora Vera Afonso, passando de tempo-inteiro para meio-tempo, e a proposta de cedência de terreno à Igreja Adventista do Sétimo Dia para construção do seu espaço de culto.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest