São Nicolau: Município do Tarrafal recebe formação sobre ética no desporto

O Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), em parceria com Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, tem em curso uma formação de formadores em ética no desporto, com duração prevista de cinco dias.

A acção formativa conta com cerca de 30 participantes e enquadra-se no âmbito da implementação do Plano Nacional de Ética no Desporto.

Segundo a formadora Maria do Rosário o objetivo é dotar os formandos de conhecimentos que visem a promoção de um desporto voltado para os valores éticos, bem como prevenir problemas associados ao desporto.

“O objectivo do Plano Nacional de Ética é trabalhar na prevenção, para diminuir os actos reprováveis nas actividades desportivas, por isso o nosso foco é trabalhar sobre os valores éticos e o fair-play”, acrescentou.

A formadora sublinhou que participam da formação treinadores, professores de educação, dirigentes desportivos e praticantes, que futuramente terão o papel de capacitar mais pessoas em ética desportiva.

Por sua vez, o vereador do desporto da câmara do Tarrafal, Adir Cruz, afirmou que a formação é uma “mais-valia” para o desporto no concelho, que quer implementar o Cartão Branco nas provas desportivas.

“Por isso trouxemos todo o staff da organização da Copa Futsal, que deve arrancar dentro de dias, para participarem dessa formação, porque também queremos ser um município pioneiro na introdução do Cartão Branco e promover as boas práticas no desporto”, destacou,

A referida formação é promovida pelo Instituto do Desporto e Juventude (IDJ), em parceria com a Delegação de Educação do Tarrafal de São Nicolau e a Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest