
Sábado, 23 de Setembro, 2023
Médicos veterinários e engenheiros zootécnicos de São Vicente e Santo Antão participam de hoje a sexta-feira, 02 de Junho, no Mindelo, numa formação em inseminação artificial de caprinos, iniciativa da Associação dos Amigos da Natureza (AAN).
Trata-se, segundo o diretor executivo da AAN, Aguinaldo David, de um pojeto que objetiva contribuir para a organização da cadeia produtiva de ruminantes de corte, aumentando a produtividade dos sistemas de produção tradicionais, a qualidade e o valor agregado à carne e às formas de comercialização nas ilhas de São Vicente e Santo Antão.
A formação terá duração de 27 horas, distribuídas por cinco dias, e será ministrada por Nestor Chagas, especialista em Biotecnologias de Reprodução Animal na Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, no quadro de uma relação de parceria que a AAN estabeleceu com aquela instituição de ensino superior portuguesa.
Segundo a mesma fonte, a mesma é composta por uma vertente teórica, que decorrerá no Centro de Formação Profissional Mestre Cunco, na cidade do Mindelo, e uma outra prática no Minilaboratório de Inseminação Artificial, na Ribeira de Vinha, construído para o efeito, no Centro de Reprodução da Associação dos Amigos da Natureza.
Assim, reforçou Aguinaldo David, os 12 médicos veterinários e engenheiros zootécnicos, dos quais três da AAN, quatro das delegações do Ministério da Agricultura e Ambiente de São Vicente e de Santo Antão, com dois cada, e quatro do sector privado, terão uma formação “essencialmente prática”.
Nela, precisou, serão abordados os métodos de coleta, exame, classificação, diluição, conservação, refrigeração e transporte de sémen, além da inseminação artificial propriamente dita das reprodutoras caprinas com sémen fresco e refrigerado.
Esta ação formativa engloba ainda uma mesa de diálogo, prevista para sexta-feira, 02 de Junho, sobre as biotecnologias aplicadas à reprodução e melhoramento dos caprinos: o caso da inseminação artificial com sémen refrigerado, seguida da cerimónia de entrega de certificados aos participantes.
A formação é realizada no âmbito do projeto “Estruturação da cadeia de ruminantes, fortalecendo os sistemas de produção, agregação de valor ao produto e comercialização”, cofinanciado pela Agência Regional para Agricultura e Alimentação da CEDEAO (ARAA/CEDEAO) e a Cooperação Suíça e promovido pela AAN e a Associação de Criadores de Curral Tortolho, em parceria com o Ministério da Agricultura e Ambiente, a Câmara Municipal de São Vicente e a Fábrica de Rações dos Amigos da Natureza.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv