São Vicente: Cabo Verde Ocean Week arranca domingo com competições náuticas, ciclismo e atletismo

A VI edição da Cabo Verde Ocean Week arranca domingo, 12, em São Vicente, com a prova “Triocean”, que combina natação, ciclismo e atletismo, tida como uma competição inovadora deste evento para sensibilizar sobre a protecção dos oceanos.

Cabo Verde Ocean Week, celebrado anualmente na cidade de Mindelo, é um evento de “relevância e impacto local”, nacional, regional e internacional, e integra, durante uma semana, vários organismos e personalidades nacionais e internacionais do sector da economia marítima, economia azul e outras.

A prova “Triocean” irá ligar as zonas marítimas balneares/praias da ilha de São Vicente, por água e por terra, aproveitando ao máximo a cidade do Mindelo e a zona balnear e piscatória de São Pedro.

Assim, começará com uma competição de natação, num percurso um quilómetro na praia da Laginha, seguindo-se 14 quilómetros em ciclismo, no percurso Laginha-São Pedro- Laginha e, por último, o percurso de sete quilómetros em atletismo, com partida da Laginha até à cidade do Mindelo e regresso à praia da Laginha

Também haverá provas de voleibol, andebol e basquetebol de praia e, à tarde, o polivalente de Salamansa recebe o “Blue Food”, que consiste numa feira gastronómica de produtos ligados ao mar.

No entanto, a abertura oficial da VI edição Cabo Verde Ocean (CVO) está prevista para acontecer na segunda-feira,13, no Centro Oceanográfico do Mindelo, numa cerimónia que deverá contar com a actuação de artistas locais e hino o hino oficial da CVO 2023 “Nôs e Fidje d´Mar”.

Durante a semana vários organismos e personalidades nacionais e internacionais do sector da economia marítima, economia azul, investigadores entre outros vão participar nas conferências e mesas redondas previstas.

No painel “Gestão Sustentável da Pesca”, por exemplo, o presidente do Instituto do Mar, vai discorrer sobre o tema “O sector das pescas em números”, o director nacional de Pescas e Aquacultura abordará o tema
“Gestão dos recursos das pescas” e a académica Carina Fernandes, da Universidade de Cabo verde, falará sobre “A sustentabilidade da cavala preta”, entre outros temas previstos.

Estão previstos ainda painéis sobre a prevenção de acidentes e incidentes, sobre investimentos de acidentes marítimos, segurança operacional, como factor de sustentabilidade dos transportes marítimos”, parcerias estratégicas regionais e internacionais para a segurança marítima operacional e o impacto da segurança operacional no desenvolvimento da economia marítima”.

Constam também da programação, a apresentação da “Estratégia Nacional para os mares de Cabo Verde (2023-2033)”, a cargo do director Nacional das Políticas do Mar, Anísio Évora, os “blue talks”.

Neste item serão abordados temas como “Governança dos oceanos”, “As tecnologias de inovação no contexto da economia azul” e “O empreendedorismo no sector da economia azul”, e será apresentado ainda o projecto de aquacultura pepino do mar em Cabo Verde-Espanha-Canárias.

Está programada ainda a realização de uma feira das profissões ligadas ao mar, na Gare Marítima do Porto Grande, e um convívio na praia de São Pedro, com música e degustação de produtos do mar

Inforpress
 
 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest