São Vicente: Marinha do Brasil realiza exercícios com a Guarda Costeira de Cabo Verde

A Fragata “União”, da Marinha do Brasil, estará na próxima quarta-feira no cais do Porto Grande, no Mindelo, para exercícios com a Guarda Costeira Cabo-verdiana, no quadro de uma operação com os países do Golfo da Guiné.

Esta Informação foi avançada, em nota à Inforpress, pelo capitão de Fragata e chefe da Missão de Assessoria Naval do Brasil em Cabo Verde, Bruno Martins, que explicou que este exercício faz parte da operação Guinex-II, que se iniciou a 18 de Junho quando a fragata saiu da Base Naval do Rio de Janeiro.

Conforme aquele responsável, serão realizados exercícios e treinamentos conjuntos com a Guarda Costeira cabo-verdiana, dos quais destaca-se um exercício de busca e salvamento.

“Primeiros socorros, combate a avarias, comunicações e abordagens a embarcações em suspeito delito. Além desses, existe a previsão da utilização do helicóptero embarcado AS-350 (Esquilo) em um exercício de busca e salvamento, em coordenação com a Joint Rescue Center Coordination de Cabo Verde (JRCC-CV)”, lê-se na nota.

O chefe da Missão de Assessoria Naval do Brasil em Cabo Verde avançou que esta operação com os países do Golfo da Guiné, denominada “Guinex-II”, decorre até 20 de Agosto, e visa promover a interoperabilidade com as marinhas e guardas costeiras desses países e estreitar os laços de confiança entre a Marinha do Brasil e os países da costa oeste africana, por meio de exercícios no mar e no porto, que possam incrementar a segurança marítima no Atlântico Sul.

Informou ainda que, desde a sua chegada ao Golfo da Guiné, a Fragata já operou com as marinhas dos Camarões, da Costa do Marfim e da Nigéria, além da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest