São Vicente recebe formação em Investigação de Acidentes Marítimos

São Vicente recebe formação em Investigação de Acidentes Marítimos

O ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, preside à abertura da formação sobre prevenção e investigação de acidentes marítimos, promovida pelo Instituto de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos e Marítimos (IPIAAM), na segunda-feira, 26, no Mindelo.

De acordo com uma nota do referido instituto, esta formação, a primeira a ser realizada em Cabo Verde, vai decorrer até o dia 6 de Maio, com apoio do Banco Mundial.

A acção de formação será ministrada pela International Maritime Safety Security and Environment Academy – (IMSSEA), com sede em Itália, especializada em formações e treinos de nível avançado, no âmbito de um acordo bilateral com a International Maritime Organization (IMO).


“A referida formação, em conformidade com o Curso Modular 3.11 da IMO, destina-se aos gestores e técnicos operacionais com intervenção directa ou indirecta na segurança operacional no sector marítimo”, lê-se na nota.


O mesmo documento ressalta ainda que o curso pretende fornecer aos participantes “conhecimentos e uma visão sobre os procedimentos necessários para a investigação de acidentes marítimos e acções de acompanhamento, bem como fornecer técnicas de recolha, análise e elaboração de relatórios de investigação”.


Diz ainda a mesma nota que a formação contempla, igualmente, uma forte componente prática, que prevê estudos de caso com exemplos reais de como organizar e conduzir investigações de acidentes e incidentes marítimos de acordo com as normas e práticas internacionalmente aceites.


O Instituto de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos e Marítimos foi criado a 4 de Outubro de 2018, através do Decreto-Lei aprovado em Conselho de Ministros.


Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Pode gostar também

Deixe um comentário

Follow Us