
Domingo, 3 de Dezembro, 2023
A vacinação na ilha esteve, conforme a mesma fonte, parada por “mais de uma semana” devido à falta de vacinas disponíveis.
Entretanto, assegurou Elísio Silva, o processo deverá ser retomado nesta sexta-feira, 30, com mil doses da vacina AstraZeneca para vacinar outros profissionais de saúde e a população mais envelhecida.
Na ilha de São Vicente, conforme dados avançados pela Delegacia, estão vacinados até hoje 2.817 pessoas com doses da AstraZeneca e da Pfizer, que são as duas únicas vacinas utilizadas até agora no País.
Deste total, de acordo com a mesma fonte, já estão imunizados 637 profissionais de saúde, com a primeira dose da vacina AstraZeneca e 802 com a primeira e segunda da Pfizer (428 com primeira dose e 374 com segunda dose).
Quanto à população igual ou maior que 60 anos, já estão vacinados 1.327 com a primeira dose da AstraZeneca e 15 profissionais de saúde ainda no activo com a primeira dose Pfizer.
Também estão já imunizados 36 bombeiros municipais, conforme dados da Delegacia de Saúde de São Vicente.
A ilha registou 53 novos casos de covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira, 28.
A nível nacional foram analisadas 1850 amostras das quais 409 acusaram positivo. Praia e Boa Vista notificaram um óbito cada.
Na ilha de Santiago, o concelho da Praia registou 195 casos, Ribeira Grande de Santiago registou cinco, Santa Catarina 19, São Salvador do Mundo quatro, São Miguel dois e Santa Cruz nove. São Lourenço dos Órgãos teve sete novos casos.
Na ilha do Fogo, São Filipe notificou sete novas infecções e Mosteiros um. Já a Ribeira Grande de Santo Antão e Paul têm dez novos casos cada e Porto Novo 14.
Ainda foram registados 27 no Sal, três em Ribeira Brava, dois no Tarrafal de São Nicolau, 37 na Boa Vista e quatro no Maio.
Quanto aos recuperados, 85 são da Praia, seis de Santa Catarina, um de São Salvador do Mundo, um de São Filipe, oito de Ribeira Grande de Santo Antão, um de Paul e um de Porto Novo, 79 de São Vicente, 27 do Sal, cinco de Ribeira Brava, 12 da Boa Vista e 17 do Maio.
O país passa a contabilizar 2995 casos activos, 19958 casos recuperados, 213 óbitos, 7 óbitos por outras causas e 8 transferidos, perfazendo um total de 23181 casos positivos acumulados.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.122.150 mortos no mundo, resultantes de mais de 147,7 milhões de casos de infecção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Inforpress/Fim
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv