
Terça-feira, 28 de Março, 2023
Jason Ferreira, jovem activista e rapper e que deu voz ao pequeno grupo, confrontou a governante mostrando que estão “satisfeitos” com o trabalho de reabilitação que está a ser feito na zona, desde 2019, mas que ainda falta “muito mais”.
Segundo a mesma fonte, na zona persistem problemas como falta de ligação de electricidade e esgoto às casas e ainda de construção de um reservatório de água, que, como comprovou através de um ‘sample’ musical, “foi prometida pela própria ministra Eunice Silva desde Fevereiro de 2020”.
A falta de emprego foi outras das dificuldades apresentadas pelo grupo.
Eunice Silva respondeu ao grupo dizendo que o Governo “ainda continua na zona e vai fazer muito mais”.
O ministro do Ambiente e da Acção Climática de Portugal, João Matos Fernandes, que está no Mindelo e acompanhou a visita de mais de uma hora e meia, com uma comitiva de cerca de uma dezena de pessoas, também foi confrontado pelos jovens para saber “qual a percepção que saia de Alto Bomba”.
O governante português respondeu que apesar de conhecer a zona pela primeira vez, saia daí “muito satisfeito com tudo o que viu”.
Alto da Bomba, um dos bairros periféricos de Mindelo, está a ser objecto de reabilitação e requalificação urbana pelo Governo, através do projecto “Outros Bairros”, desenvolvido no âmbito do Programa de Requalificação Reabilitação e Acessibilidades (PRRA), contando com a parceria do Ministério do Ambiente e da Acção Climática de Portugal.
Os dois ministros assinam, ainda no âmbito da deslocação a São Vicente, um protocolo que oficializa a Agenda de Cooperação entre os dois países no domínio do Ordenamento do Território e da Habitação para os próximos três anos.
A assinatura do documento coroa, segundo o Governo cabo-verdiano, a cooperação que vem sendo desenvolvida entre os dois ministérios, nos últimos cinco anos, a qual “tem contribuído para a melhoria do habitat em Cabo Verde, através da reabilitação urbana, ajudando o País a cumprir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030”.
O acto está marcado para a noite deste domingo, 27, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Vicente, e contará com a presença do presidente da câmara, Augusto Neves, e dos eleitos locais e deputados nacionais.
A comitiva deslocar-se-á também a Santo Antão, na manhã de domingo, 27, por algumas horas, para uma visita à orla marítima do Paul, cujo projecto poderá ser objecto de financiamento no âmbito da parceria entre os dois países.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv