São Vicente: Visita de ministra a Alto Bomba gera protesto de jovens da zona

A visita da ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, acompanhada de uma comitiva portuguesa, à zona de Alto Bomba gerou ontem, dia 26, um protesto de jovens reclamando por água, saneamento e electricidade.

Jason Ferreira, jovem activista e rapper e que deu voz ao pequeno grupo, confrontou a governante mostrando que estão “satisfeitos” com o trabalho de reabilitação que está a ser feito na zona, desde 2019, mas que ainda falta “muito mais”.


Segundo a mesma fonte, na zona persistem problemas como falta de ligação de electricidade e esgoto às casas e ainda de construção de um reservatório de água, que, como comprovou através de um ‘sample’ musical, “foi prometida pela própria ministra Eunice Silva desde Fevereiro de 2020”.


A falta de emprego foi outras das dificuldades apresentadas pelo grupo.


Eunice Silva respondeu ao grupo dizendo que o Governo “ainda continua na zona e vai fazer muito mais”.


O ministro do Ambiente e da Acção Climática de Portugal, João Matos Fernandes, que está no Mindelo e acompanhou a visita de mais de uma hora e meia, com uma comitiva de cerca de uma dezena de pessoas, também foi confrontado pelos jovens para saber “qual a percepção que saia de Alto Bomba”.


O governante português respondeu que apesar de conhecer a zona pela primeira vez, saia daí “muito satisfeito com tudo o que viu”.


Alto da Bomba, um dos bairros periféricos de Mindelo, está a ser objecto de reabilitação e requalificação urbana pelo Governo, através do projecto “Outros Bairros”, desenvolvido no âmbito do Programa de Requalificação Reabilitação e Acessibilidades (PRRA), contando com a parceria do Ministério do Ambiente e da Acção Climática de Portugal.


Os dois ministros assinam, ainda no âmbito da deslocação a São Vicente, um protocolo que oficializa a Agenda de Cooperação entre os dois países no domínio do Ordenamento do Território e da Habitação para os próximos três anos.


A assinatura do documento coroa, segundo o Governo cabo-verdiano, a cooperação que vem sendo desenvolvida entre os dois ministérios, nos últimos cinco anos, a qual “tem contribuído para a melhoria do habitat em Cabo Verde, através da reabilitação urbana, ajudando o País a cumprir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030”.


O acto está marcado para a noite deste domingo, 27, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Vicente, e contará com a presença do presidente da câmara, Augusto Neves, e dos eleitos locais e deputados nacionais.


A comitiva deslocar-se-á também a Santo Antão, na manhã de domingo, 27, por algumas horas, para uma visita à orla marítima do Paul, cujo projecto poderá ser objecto de financiamento no âmbito da parceria entre os dois países.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest