“Se a pesca for bem explorada e de forma sustentável pode dar um contributo ainda maior ao país” – EMAR

A administradora executiva da Escola do Mar (EMAR), Liliane Pimenta, defendeu hoje na cidade da Praia que se a pesca for bem explorada e de forma sustentável pode dar um contributo ainda “maior” ao país.

Liliane Pimenta falava à imprensa à margem da “Feira Azul – Feira de profissões ligadas ao Mar”, que acontece de hoje a sexta-feira, 09, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, no âmbito das celebrações do Dia Mundial dos Oceanos, promovido pelo Ministério do Mar, através da EMAR.

Segundo aquela responsável, há uma visão global de que a pesca constitui o sector pobre, visão esta que a EMAR desconsidera, uma vez que, posicionou, se o sector for bem explorado, bem concebido e de forma sustentável a pesca pode dar um contributo ainda maior a Cabo Verde, por ser um país arquipelágico.

“E a EMAR dentro deste propósito está a realizar várias ações de formação desde marinheiro, motoristas, construção naval para construir embarcações com maior segurança e melhores condições a nível da segurança alimentar, a nível da tecnologia de pesca estamos a desenvolver um leque de formações para além de workshops ligados à literacia dos oceanos”, acrescentou a administradora executiva.

Por outro lado, salientou que durante estes dois dias de Feira Azul vão ser realizados vários workshops, palestras e demonstrações de ofertas formativas da EMAR e dos parceiros.

“As palestras vão centralizar essencialmente na literacia dos oceanos, que é o foco principal desta atividade, mas também na segurança e sobrevivência no mar, pois temos verificado várias perdas humanas e temos que criar esta consciencialização nos nossos pescadores”, apontou Liliane Pimenta.

Outro ponto que considerou ser também “importante” é a cadeia de valores na área das pescas, pelo que a segurança alimentar é, igualmente, tema do workshop.

A EMAR, sito em São Vicente, no ano passado teve um enfoque essencial na marinha mercante, na atualização dos marítimos e este ano, fez saber a administradora executiva, o foco será nas pescas e posteriormente na náutica de recreio.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest