Seleção: Léla do Académica do Mindelo é maior novidade nos convocados do selecionador nacional

O lateral-esquerdo da Académica do Mindelo, Léla, é a maior novidade da lista dos 23 convocados divulgados para o torneio FIFA Serie, a ser disputado na Arábia Saudita.

A competição, promovida pelo organismo máximo do futebol mundial, realiza-se de 21 a 26 de Março e Cabo Verde partilha o grupo com as equipas nacionais de Camboja, Guiné Equatorial e a Guiana.

Na lista do convocados divulgada hoje pelos seleccionador  nacional,  Bubista,  destaque ainda para as estreias  de Wagner Pina (Estoril Praia- Portugal) e Dailon Livramento(MVV – Holanda) e pelo regresso de Hildeberto Pereira (Portimonense – Portugal), após dois anos de ausência.

Em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, Bubista disse que a chamada de Léla faz parte do plano da equipa técnica nos jogadores que militam no país, avançando que na lista dos pré-convocados havia dois jogadores residentes, mas que foram excluídos devido a problemas de documentação.

Para o timoneiro nacional, nos jogos de preparação a ideia é sempre convocar novos jogadores, ressaltando, contudo, manter um grupo coeso e com uma boa relação entre os jogadores.

Por isso, justificou manter o grosso dos convocados do CAN’2023, mas sem descuidar o pressuposto de ter sempre nos convocados alternativas de qualidade.

Por outro lado, enalteceu a importância de Cabo Verde ser convidado a participar neste torneio, que conforme esclareceu, dá possibilidade às  selecções de “menor nome” competirem durante a “data FIFA”.

Os convocados fizeram esta tarde um treino no Estádio da Várzea, que não contou somente com Patrick Andrade ( Qarabag- Azerbaijão) e Kristopher da Graça ( KuPS – Finanças), que vão junta-se à selecção na Arábia Saudita.

A viagem da selecção nacional para a Arábia Saudita está marcada para manhã desta terça-feira, 19, onde no dia 21 defronta a Guyana e no dia 25 a Guiné Equatorial.

A FIFA Series é uma estratégia global da FIFA, no seu horizonte 2023-2027, para apoiar as federações na organização de jogos amigáveis, envolvendo selecções nacionais de diferentes confederações, num único país, visando proporcionar às federações oportunidade de enfrentar selecções nacionais de outros continentes e oportunidades comerciais.

Lista dos 24 convocados

Guarda-redes: Vozinha (AS Trencin – Eslováquia), Dylan Silva (Sintrense – Portugal) e Tiago Gomes (Union Gilloise – Bélgica)

Defesas: Pico Lopes (Shamrock Rovers – Irlanda), João Paulo Fernandes (Sheriff- Moldávia), Cristopher da Graça (KuPS – Finlândia), Logan Costa (Toulouse- França), Jojo ( Paços de Ferrira – Portugal), Djack ( SJK – Finlândia), Lela ( Académica do Mindelo – Cabo Verde) e Wagner Pina ( Estoril – Portugal)

Médios: Patrick Andrade (Qarabag – Azerbaijão), Kevin Pina ( Krasnodar- Rússia) Deroy Duarte (Fortuna Sittard – Países Baixos) e Diogo Mendes ( Marítimo- Portugal).

Avançados: Ryan Mendes (Karagumruk – Turquia), Jovane Cabral ( Olympiacos – Grécia), Bebé (Raya Vallecano – Espanha),
Gilson Tavares (Benfica – B – Portugal), Euclides Andrade “Clé” ( AEZ – Chipre), Lisandro Semedo ( Rodomiak – Polónia),
Hélio Varela ( Portimonense – Portugal), Hildeberto Pereira ( Portimonense- Portugal) e Dailon Livramento (MVV – Holanda)

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest