- Inforpress, Notícias, Sociedade
- Abril 23, 2021
- 7:56 am
Siprofis pede medidas para melhoria da classe docente e prioridade na vacinação contra a covid-19 dos professores

Abordado pela Inforpress por ocasião desta efeméride, o presidente do Sindicato dos Professores da Ilha de Santiago (Siprofis) defende que o momento deve ser aproveitado para uma “grande reflexão sobre quem são os professores, onde estão e para onde vão em relação a sua valorização”.
Considera legítimo os professores exigirem mais respeito, reconhecimento e valorização, por ser “o caminho certo para o futuro da educação”.
Abraão Borges reconhece que no dia que se comemora mais uma efeméride alusiva ao Dia do Professor Cabo-verdiano, sob o lema “Unir as vozes pela valorização da classe docente”, num cenário de pandemia, não permite a realização de grandes actividades que favorecem a aglomeração de professores, tendo em conta o aumento exponencial do covid 19.
Nesta óptica, é de opinião que, os professores, à semelhança das entidades de saúde, protecção civil, autoridades policiais e militares, mostraram e estão mostrando que são “extraordinários, verdadeiros heróis” no combate à covid-19, e no combate para que a educação não pare no país, apesar de sucessivas medidas de confinamento, decretadas pelas autoridades competentes.
O Siprofis, elucidou, congratula-se com algumas medidas tomadas pelo então ministra da Educação, para resolução das pendências/dívidas, mas espera que se prossegue com essas medidas de modo a abranger todos que se julgarem ter direitos, inclusive os professores que estão na reforma.
Esta organização sindical aproveita a ocasião para propor ao Governo desta nova legislatura, algumas medidas para melhorar a carreira dos docentes cabo-verdiano como a nova grelha salarial, promoção automática de todos os professores que à luz do novo estatuto já ultrapassaram o tempo para tal e, melhoria na carreira para os professores, mestres e doutores.
Propõe ainda que seja revista a lei para a reforma dos professores no final da carreira, à semelhança da Polícia Nacional, de forma a serem abrangidos com uma promoção em que foi determinada a transição na carreira por antiguidade.
A valorização da carreira das monitoras do pré-escolar à luz do diploma que regula, afigura-se como outra preocupação do Siprofis, mediante que luta para a melhoria de toda a carreira e vínculo dos professores do ensino superior.
“O 23 de Abril é comemorado desde 1990, através do decreto nº25, de 21 de Abril de 1990, com finalidade de dignificar a profissão docente, por isso que, unindo as sinergias e as vozes de todos os professores, a classe será dignificada e respeitada”, recordou Abraão Borges, que apelou ao Governo a ter os professores como prioridade na vacinação contra a covid-19.
Inforpress/Fim