ACLCVBG promove de 15 a 19 a Vª edição da Semana Internacional de Reflexão sobre Violência Baseada no Género

A Associação Cabo-verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Género realiza, de 15 a 19 deste mês, a Vª Semana de Reflexão sobre a VBG, através da partilha de experiências nacionais e internacionais.

A Semana da VBG tem o objetivo, desde a sua primeira edição, de juntar pessoas e instituições para a partilha de experiências no combate à Violência Baseada no Género (VBG), segundo avançou à Inforpress a presidente da ACLCVBG, Vicenta Fernandes.

Durante a semana, acrescentou, vão desenvolver várias atividades, de entre as quais, o workshop sobre a “Importância da Comunicação na Promoção da Igualdade e Equidade de Género, a ser proferida pela especialista internacional, Sandra Correia, no dia 16, às 09:00, no Centro Cultural Português, na Cidade da Praia.

“O trabalho da Associação da Luta contra a VBG é um trabalho de todos e a comunicação é muito importante para os nossos trabalhos, sobretudo a comunicação social e os ‘influencers’ digitais. Então nós estamos a realizar isso para que tenhamos a mesma linguagem, o mesmo objetivo que vai ao encontro da igualdade, da promoção e de uma cultura da paz e da não-violência”, sustentou.

Daí que, reforçou, é com este propósito que realizam, todos os anos durante esta semana, conferências para trabalhar este grupo que tem um “papel importante dentro desta temática que é a comunicação enquanto uma via de empoderamento destas questões”.

Ainda, enquadrada na semana de reflexão sobre a VBG, a ACLCVBG conta realizar o primeiro acampamento solidário de dois dias, no concelho de Santa Cruz e na localidade de Porto Madeira, interior de Santiago, para abordar, junto das comunidades, temas ligados ao desenvolvimento, à paz e a segurança.

“Vamos levar as líderes, neste momento só as mulheres por questões logísticas, mas os homens vão entrar em todas as atividades”, assegurou Vicenta Fernandes para quem vai-se aproveitar as atividades a serem realizadas em conjunto com as escolas, os jardins infantis e a comunidade em geral, proporcionando um dia diferente e ao mesmo tempo para conhecerem a realidade e deixar recomendações.

De entre as instituições parceiras, a ACLCVBG conta com o Instituto Cabo-verdiana para a Igualdade de Género (ICIEG), a Presidência da República, o Instituto Camões e a Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC).

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest