África Avanza retoma missão de cooperação médica com consultas de dermatologia e tratamento de varizes

Os médicos voluntários da Associação África Avanza de Bilbau (Espanha) retomam, na segunda-feira, 13, no Sal, a missão de cooperação médica, com consultas gratuitas nas especialidades de dermatologia e tratamento de varizes, incluindo também atividades de formação.

Os médicos voluntários da Associação África Avanza haviam cancelado a sua missão para a ilha do Sal por causa da pandemia da covid-19, e agora regressam depois de dois anos, para, durante uma semana, até o dia 22, realizarem consultas a adultos e crianças nessas duas áreas.

De acordo com uma nota de imprensa a que Inforpress teve acesso, a missão integra uma equipa de dois médicos, uma dermatologista e um médico especialista em tratamento de varizes por métodos não invasivos.

A nível de dermatologia, serão realizadas consultas gratuitas para adultos e crianças com situações de acne, verrugas, dermatites, infeções por bactérias, infeções por fungos, escabias, alergias, câncer de pele, tratamento de verrugas e remoção cirúrgica simples de lesões dermatológicas.

Serão também realizadas oito consultas e tratamentos de patologia de varizes grossas e úlceras de perna devido à insuficiência venosa crônica, por meio do tratamento da esclerose com cianoacrilato guiado por ecografia.

Um método, lê-se na nota, não cirúrgico e indolor, sem necessidade de bloco operatório, cujo tratamento permite o retorno do paciente à sua atividade normal em dois/três dias.

Por outro lado, além do programa de consultas, a missão inclui atividades de formação e troca de experiências médicas, um curso de suporte vital com desfibrilação automática e manual para pessoal sanitário e não sanitário.

Prevê-se, ainda, demonstrações formativas em ecografia MMII (referem-se a ecografias das extremidades inferiores) e em tratamento de esclerose de varizes com cianoacrilato guiado por ecografia, realizadas para o pessoal das estruturas sanitárias locais, durante as consultas e tratamentos.

A África Avanza é uma associação independente, sem fins lucrativos, formada por médicos, profissionais solidários e voluntários, experimentados em diversos campos, que disponibilizam o seu tempo, conhecimento e próprios recursos económicos, de forma desinteressada, em prol dos mais necessitados.

Esta ONG desenvolve há vários anos com o Hospital Regional do Sal um programa de cooperação médica denominada “Médicos Solidários para Cabo Verde (MSCV)”, deslocando-se periodicamente para realizar consultas e intervenções cirúrgicas na ilha turística.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest