
Terça-feira, 30 de Maio, 2023
A Câmara Municipal do Sal quer transformar a vila da Palmeira num lugar aprazível, cuja socialização dos projetos de desenvolvimento sustentável teve lugar na tarde desta sexta-feira, 311, na Biblioteca Municipal da localidade piscatória e industrial.
Dos projetos em forja para o desenvolvimento sustentável da vila da Palmeira, concebidos e apresentados à população em formato 3D, pelo arquiteto Dércio dos Santos, destacam-se a requalificação do Largo Nhô Mach, plataformas desportivas, calçadão, pousada e praça.
Lembrando que a Câmara Municipal do Sal está a implementar um programa de requalificação urbana da ilha do Sal, o autarca Júlio Lopes assegurou que os projetos ora apresentados vão iniciar “muito brevemente”.
“Vamos requalificar todo o centro da Palmeira, mudar o pavimento, uma nova iluminação pública… o largo Nho Mach vai ser, de facto, transformado numa pedonal, um grande ponto de atração para visitantes e também para dar mais conforto aos residentes”, almejou.
Enunciando as obras de transformação da vila piscatória e industrial, apontou, no mesmo passo, a conclusão do calçadão na zona da orla marítima, para ligar a estrada principal com o cais de pesca da Palmeira, uma obra, conforme considerou “muito bonita”, que dará uma nova estética ao centro da vila.
No rol dos projetos o autarca destacou, também, a construção da pousada, que existia antigamente, cujas obras, que consistem num beach club, piscina, parque infantil, campo de vôlei, e espaço verde, são da responsabilidade de um privado.
“Para podermos dar um novo visual à entrada da Palmeira, que hoje está muito feia e desagradável. Então temos que imprimir mais estética a essa orla marítima”, disse, visivelmente entusiasmado.
Tendo em conta que Palmeira é uma região que está a crescer, outros projetos estão igualmente delineados, desta feita, na área da juventude, nomeadamente, um campo de sete com relva, campos de futsal, basquetebol, andebol e espaços para exercício físico.
“Portanto, há projetos estruturantes para acompanhar toda essa dinâmica comercial e demográfica da Palmeira”, sublinhou, referindo que este encontro de socialização dos projetos com a comunidade da Palmeira faz parte da política de proximidade da câmara municipal.
“Por isso que eu digo que é difícil nós errarmos porque fazemos somente aquilo que o povo quer e concorda”, enfatizou o autarca.
Entretanto, instado a esclarecer o “muito brevemente” significa quanto tempo, Júlio Lopes respondeu, simplesmente, que no próximo ano a Palmeira “estará mais bonita”.
O arquiteto Dércio Santos, autor dos projetos, acredita que Palmeira tem muito a ganhar com essa “transformação sustentável”, tanto o centro da vila como a zona norte, onde numa área de cinco mil metros quadrados vão ser construídas “inúmeras infraestruturas” ligadas ao desporto e não só.
“São projetos bastante interessantes, que contaram também com imputes de outros colegas, que vão permitir uma nova dinâmica à Palmeira, com zonas de estacionamento, pavimentação artística, iluminação pública, espaços verdes… Palmeira tem muito a ganhar com esses projectos de desenvolvimento sustentável”, frisou o arquitecto Dércio Santos.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv