Autismo: Colmeia assinala data sob lema “Posso ter uma deficiência, mas sou um ser humano. Não me rotule”

A Associação Colmeia organiza nesta sexta-feira, 01 de Abril, uma série de actividades para assinalar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo sob o lema “Posso ter uma deficiência, mas sou um ser humano. Não me rotule”.

A data, que se assinala a 02 de Abril, segundo a presidente da Colmeia, Isabel Moniz, em declarações à Inforpress, vai ser antecipada para esta sexta-feira, 01 de Abril, conta com uma programação em parceria com o Special Olympics Cabo Verde, e inclui acções de sensibilização e um Dia Azul.

“O objectivo primordial para comemoração desta efeméride é dar continuidade à divulgação de mensagens e sensibilização para a melhoria das políticas públicas com relação aos direitos das pessoas com deficiência, com destaque para os transtornos intelectual e do espectro autista”, indicou.

Estão previstas actividades físicas, sensoriais, conscientização e também actividades recreativas com crianças e jovens.

No mês em que se assinala também o Dia Internacional da Síndrome de Down, a presidente da Colmeia apela para mais políticas e mais conscientização para maior e melhor integração das pessoas com deficiência.

“Gostaríamos de sugerir à semelhança do ano anterior, que deverá traduzir-se no uso das cores alusivas à Síndrome de Down (azul e amarelo) e Autismo (azul) nos recintos públicos e privados, com recurso a balões, cartazes, flores, iluminação nocturna, camisetas, etc.”, apelou.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o objectivo de levar informação à população e aos governantes para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Os sintomas do autismo são fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest