Biblioteca Nacional reforça parceria com a CMRGS como forma de introduzir nova dinâmica às bibliotecas públicas

O Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde reforçou hoje a parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago (CMRGS), com a assinatura de um protocolo, que visa introduzir uma nova dinâmica às bibliotecas públicas.

O protocolo assinado no âmbito do Dia Mundial da Biblioteca Escolar, assinalado hoje, 24 de Outubro, aconteceu na Biblioteca Municipal de São Martinho Grande, em reconhecimento comum entre as duas partes em promover a melhoria das ações das bibliotecas públicas.

Após o ato de assinatura, a presidente da Biblioteca Nacional, Matilde Santos, considerou ser de extrema relevância este reforço de parceria, sublinhando que atende à necessidade de se introduzir uma nova dinâmica nas bibliotecas públicas visando a promoção das suas qualidades.

“Estamos a falar enquanto instrumento fundamental à educação, ao conhecimento e à cultura, afirmou Matilde Santos, que explicou que o presente protocolo vem na sequência de um primeiro contacto que a Biblioteca Nacional estabeleceu com a CMRGS com o propósito de formalizar uma parceria já existente, reforçando assim, as relações de cooperação em vários domínios de promoção do livro, da leitura e do conhecimento.

Segundo acrescentou, esta parceria estratégica vai permitir de uma forma mais prática e mais célere alargar a biblioteca para os lugares mais remotos deste município, possibilitando o acesso de todos ao património escrito literário.

“O protocolo ora assinado esta alinhado quer com a missão da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, quer também com as próprias políticas do Governo de Cabo Verde, que visa dinamizar e alargar a biblioteca a todos, sob o lema: Biblioteca Nacional aberta a todos”, disse.

Neste sentido, comprometeu-se a, na medida das possibilidades, facultar à CMRGS todo o apoio necessário para o desenvolvimento de ações de promoção do livro, de incentivo à leitura e dos autores cabo-verdianos, ou seja, fazer com que os jovens, os munícipes em qualquer recanto do município da Ribeira Grande de Santiago tenham acesso ao livro e ao conhecimento.

Porque, entende esta responsável, que se não facultarem e democratizarem o livro não será possível exigir que os nossos jovens leiam ou tenham uma cultura da leitura.

Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Nelson Moreira, enalteceu a importância deste protocolo e da comemoração do Dia Internacional da Biblioteca Escolar, lembrando que já identificaram necessidades de reforçar o acervo bibliotecário do município.

“Porque entendemos que a biblioteca ou a leitura é cultura, então, com o incentivo à leitura estaremos a permitir que os nossos alunos e os munícipes tenham essa dinâmica para a leitura, disse, admitindo que a biblioteca municipal tem as suas necessidades, já identificadas, para serem desenvolvidas em conjunto com as demais instituições.

Desde modo, manifestou total abertura e disponibilidade para, em estreita colaboração, trabalharem juntos dando oportunidades para o hábito da leitura.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest