Câmara da Praia pretende construir edifício adaptado para responder às necessidades das pessoas com deficiência

O presidente da Câmara Municipal da Praia anunciou hoje que tem em curso um projecto para a construção de um edifício adaptado, em cooperação com a congénere de Oeiras, Portugal, para responder às necessidades das pessoas com deficiência.

Francisco Carvalho deu estas informações aos jornalistas durante uma visita à Casa da Primavera, um espaço localizado na Cidadela, Praia, para acolher crianças com deficiências pertencentes as famílias desfavorecidas, residentes nesta urbe.

“Nós estamos a desenvolver um projecto para a construção de um edifício, chamado edifício CERSI [Centro de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas] em cooperação com a Câmara Municipal de Oeiras, aí sim, nós estaremos a concretizar, digamos assim, aquilo que é um sonho nosso, muito mais daqueles que têm estado a trabalhar nesta matéria, mas também, o sonho das famílias”, disse.

No dia em que se celebra o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, sob o lema “Liderança e participação das pessoas com deficiência por um mundo pós-covid-19 inclusivo, acessível e sustentável”, Francisco Carvalho enalteceu o trabalho dos cuidadores, e reforçou o apoio da câmara às pessoas com deficiência.

O edil praiense informou que o espaço para a construção do edifício já foi identificado, no Palmarejo. A câmara da Praia cedeu o terreno e a de Oeiras desenvolveu o projecto que já está finalizado, com a parte técnica elaborada.

“Precisamos resolver a parte financeira, mas a Câmara Municipal de Oeiras vai entrar com dois terços de financiamento e temos que procurar outra parte. Penso que vamos conseguir, porque, um edifício desta natureza é fundamental aqui para o município da Praia, até o próximo ano vamos dar início ao edifício CERSI”, explicou.

Por sua vez, a coordenadora do projecto Casa Primavera, Margarida Rocha, ressaltou a importância de uma “intervenção urgente e de abrangência” para responder à procura diária dos pais por um atendimento especializado para as suas crianças com deficiência.

“O Plano Nacional de Cuidados diz que o cuidado é em tudo, na abordagem, na dedicação, no comprometimento e cuidado também nos serviços. E nós temos prestado um serviço integrado, temos um transporte que vai buscar essas crianças nas suas residências e vêm para a nossa sede das 08:00 até 17:30”, explicou.

Segundo Margarida Rocha, o projecto, da Câmara da Praia, existe desde 2019, esteve parado durante o período de pandemia, e foi retomado recentemente, prestando serviços especializado e fisioterapia para as crianças com deficiência.

A responsável do projecto aproveitou a data para apelar por mais empatia e mais conscientização nas questões das pessoas com deficiência.

“Apelo à inclusão, à acessibilidade, como diz o lema deste ano, caminhando melhor durante essa pandemia com o objectivo de incluir, aceitar e proporcionar melhor qualidade de vida destas pessoas. Dar a possibilidade às pessoas com deficiência oportunidade de trabalhar e incluir na sociedade laboral, dignidade”, reforçou.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest