Câmara de São Paulo partilha experiência em gestão de resíduos sólidos com a Câmara da Praia

Uma equipa da Câmara Municipal de São Paulo, Brasil, encontra-se na cidade da Praia a partilhar com a edilidade praiense a sua experiência em matéria de gestão de resíduos sólidos, no quadro de uma iniciativa da ONU Habitat.

Para o presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, trata-se de uma parceria “muito importante” já que a Câmara de São Paulo tem uma grande capacidade de resposta em matéria de gestão de saneamento e resíduos sólidos, podendo fornecer elementos para que a autarquia praiense possa conseguir melhorar o seu serviço de saneamento.

“É sabido que nós desde o início do mandato identificamos a questão do saneamento, da recolha de resíduos sólidos, a questão do tratamento e reutilização do lixo, como sendo uma das questões fundamentais e temos estado a trabalhar nisso”, disse.

Francisco Carvalho sublinhou que essa missão brasileira à cidade da Praia acontece num momento particularmente importante, porquanto a autarquia praiense está a finalizar o processo de aquisição de camiões de recolha de lixo e contentores para aumentar a capacidade a este nível.

“Quando falamos de camiões de contentores estamos a falar do hardware, da parte física dos equipamentos que é fundamental e o que a Câmara Municipal de São Paulo está a fornecermos aqui é o software a parte do conhecimento, da experiência na gestão no manuseamento e todo esse processo”, sustentou.

O edil realçou ainda o facto dessa parceria resultar de um projeto da ONU Habitat, o que demonstra a sua dimensão.

“Sentimos bem também ao percebermos que há iniciativas que vão ao encontro daquilo que é o problema do dia-a-dia das pessoas. Falar do saneamento é falar do problema de todos os dias na vida das pessoas.  Então a ONU Habitat está, de facto, de parabéns ao conseguir fazer essa ponte, que poderá ajudar-nos a resolver um problema muito concreto que estamos a enfrentar no município da Praia”, sustentou.

A equipa da Câmara de São Paulo, integrada por técnicos e gerentes de projetos, é encabeçada pelo diretor de Saneamento, Bruno Gabriel, que destacou a atenção especial que o atual presidente da Câmara, Ricardo Nunes, tem dado para a questão da sustentabilidade, trabalhando para colocar São Paulo no mapa das cidades mais inteligentes, mais sustentáveis e mais conectadas.

A missão, que culminou hoje com um workshop sobre “reciclagem e organização do sector dos resíduos”, aconteceu no quadro da iniciativa Waste Wise Cities Challenge’, um programa da ONU Habitat que tem por objetivo apoiar as cidades a nível global para melhorar a gestão de resíduos sólidos e que se encontra focado em quatro áreas de ação.

Dados e monitoramento de resíduos, partilha de conhecimentos de boas práticas, advocacia e educação e projetos de mobilização e recursos para projetos transformativos que visem valorizar e aproveitar os resíduos são as áreas de ação.

Infopress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us