
Terça-feira, 30 de Maio, 2023
A delegada de Saúde do concelho da Praia, Ulardina Furtado, considerou hoje como “normais” os casos de diarreia e vômito surgidos em crianças e adultos nessa época do ano.
Em declarações à Inforpress, sobre o tema que tem levado ao Banco de Urgências crianças e adultos, Ulardina Furtado informou que no mês de janeiro registou-se um aumento de casos, mas que foi decrescendo até a presente data.
“Este ano, em comparação com o ano passado, no mesmo período, contabilizamos menos 508 casos”, disse, realçando que a diarreia é uma doença que surge durante o ano e com picos maiores nos meses de Janeiro, Maio, Junho, Setembro e Novembro.
Neste momento, acrescentou a delegada de Saúde da Praia, o aumento da temperatura, bruscamente, pode ser uma das causas da doença que, segundo disse, tem levado ao hospital crianças de menos de 05 anos, mas sem desidratação.
Perante esta constatação, afirmou não haver sinais de preocupação, já que comparado com o ano anterior os casos de 2023, de janeiro até a semana passada, são “muito menos” dos registados em 2022.
“Estamos agora a fazer um estudo de todas as diarreias para saber qual bactéria ou parasita estão a provocar a doença”, disse, justificando o estudo com a denúncia de casos de shigelose que deixou, Cabo Verde, a nível internacional, “em situação desconfortável”, como disse Ulardina Furtado.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv