CMP leva actividades alusivas ao Dia da Criança Africana à localidade de São Tomé

A localidade de São Tomé, nos arredores da Cidade da Praia, festejou ontem, dia 16, o Dia da Criança Africana, numa iniciativa da Câmara Municipal da Praia, engrandecida pela Associação Comunitária para o Desenvolvimento de São Tomé e Portete.

Numa tarde marcada por uma série de actividade lúdicas exclusiva às crianças, como pula-pula, passeio de carro electrónico e demonstração de capoeira de entre outros jogos dedicados às crianças de tenra idade, o director da Promoção Social da Câmara Municipal da Praia disse que a ideia foi propositadamente levar a efeméride à localidade, por ser “um pouco afastada do centro da idade”.

André Monteiro disse que este tipo de evento é muito apreciado nestas zonas, admitindo que raras vezes recebem actividades do género, pelo que considerou “muito importante” levar as actividades alusivas ao Dia da Criança Africana, para descentralizar o Dia Internacional da Criança assinalado no 1º de Junho.

Relativamente ao Dia Internacional da Criança Africana, cuja data se celebra a 16 de Junho, André Monteiro adiantou que a direcção de Acção Social, no quadro do seu programa tem um currículo desenhado em questões de África como um dos grandes desafios de forma que as crianças sejam incutidas estudos sobre o continente pelos monitores.

“A Câmara da Praia tem tido uma política educativa sustentável em São Tomé, e com muita consistência, porque temos um jardim infantil cujo orçamento é totalmente sustentado pela Câmara Municipal e temos estado a apoiar os alunos desta localidade com transporte escolar para os estudos liceais na Cidade da Praia”, explicou Monteiro.

Sublinhou que a autarquia trabalha com as famílias mais vulneráveis da zona, através da Delegação de São Francisco que actua nesta área.

Esta diligência mereceu nota positiva da presidente da Associação para o Desenvolvimento Comunitário de São Tomé e Portete, Jássica Fernandes, para quem toda a comunidade está “deslumbrada” pelo facto da Câmara da Praia escolher a localidade para as actividades alusivas à efeméride com um leque de actividades.

“Hoje é um dia especial para as nossas crianças e para a nossa comunidade. Aqui as nossas criancinhas carecem de infraestruturas para se divertirem. O nosso único jardim, capacitado para acolher actividades das crianças, já está a dar sinais claros de degradação, pois o tecto ameaça desmoronar-se a qualquer altura”, explicou esta dirigente local.

A comunidade agradece a Câmara Municipal pelo apoio e pela ajuda que lhes é concedida através do transporte escolar aos alunos para a Cidade da Praia, ressalvando que São Tomé clama por espaços de diversões e que a associação que representa, com três anos de existência, está apostada no desenvolvimento da comunidade para travar a saída dos jovens para a cidade.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest