Covid-19: Linha de apoio recebeu nos primeiros 17 dias do ano mais de 2 mil chamadas

A linha 800 11 12 recebeu nos primeiros 17 dias do ano 2.409 chamadas para informações sobre a covid-19, uma média diária de 142 atendimentos, de acordo com dados avançados hoje à Inforpress pelo Ministério da Saúde.

Segundo a enfermeira Aleise Batalha, que coordena as chamadas por parte desse departamento governamental, no mês de Dezembro de 2021 mais de três mil chamadas foram atendidas através do número que está disponível 24 horas por dia para informar e atender casos suspeitos.

Os dados avançados apontam que até 17 de Janeiro deste ano, as chamadas recebidas, contabilizadas em 2.409, correspondem a mais de 50% das recebidas no mês anterior.

As ilhas que mais ligaram para o número 800 11 12 foram as de Santiago, de São Vicente e do Sal para informações sobre o certificado e de pessoas sintomáticas que queriam esclarecimento, orientação e encaminhamento.

Em relação a ilha de Santo Antão, a enfermeira fez saber que as chamadas que chegaram até à equipa eram feitas pelas câmaras municipais para informação sobre a vacinação.

“Neste exacto momento, estamos a receber muitas chamadas, pois, a linha, além de informar sobre os sintomas da nova variante [Ómicrom] recebe chamadas para correcção de dados no certificado”, disse Aleise Batalha, que informou que 80% das chamadas efectuadas em Dezembro eram para correcção de dados no certificado.

Com a nova onda de casos no país nos fins de Dezembro, segundo disse, a equipa responsável pela linha 800 11 12 começou a receber chamadas de pessoas assintomáticas e as que estiveram em contacto com quem testou positivo para esclarecimento, orientação e encaminhamento.

Aleise Batalha informou ainda que 20% das chamadas realizadas era para informações sobre viagens, afirmando que, apesar de não ser esta a competência da equipa, foram dadas todas as informações necessárias.

A linha 800 11 12 é formada por uma equipa que inclui agentes da Protecção Civil, pessoal médico e de enfermagem que têm conseguido prestar serviço de informação, encaminhamento, assim como dar respostas às situações que podem exigir intervenção médica.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest