
Terça-feira, 6 de Junho, 2023
A primeira-dama classificou esta quarta-feira, 12, o país como um “exemplo de orgulho “e do impacto das primeiras-damas no desenvolvimento das gerações futuras e promete mobilizar parceiros, através da diplomacia de influência, na procura de recursos para projetos sociais.
Débora Carvalho manifestou esta preocupação à imprensa, aquando da visita das primeiras-damas africanas que se encontram no país à Fundação Infância Feliz, criada pela antiga primeira-dama Adélcia Pires, no bairro da Calabaceira, onde enalteceu a qualidade da escola integrada neste projeto nos últimos 20 anos.
Carvalho disse que com esta visita teve, ainda, a pretensão de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela Fundação Infância Feliz, de forma a apelar e a sensibilizar parceiros para continuarem a apostar neste projeto.
“Nós vamos continuar a ter na sociedade civil, infelizmente, jovens que, por vários motivos, tipicamente meninas que tiveram gravidez na adolescência, ou rapazes que têm tido comportamentos de riscos, então têm de ser recuperados. Podemos fazer esta mobilização de parceiros, esta diplomacia de influência e procurar também quem já está a trabalhar há 20 anos em prol de Cabo Verde”, explicou.
Nesta linha, afiançou que esta influência diplomática poderá passar por angariar mais parceiros para que o projeto perdure, de forma que todos os jovens cabo-verdianos estejam no centro do sistema de ensino.
Por sua vez, Adélcia Pires destacou a resiliência da Função Infância Feliz, ressalvando que por este projeto já passaram dois mil jovens, dos quais 600 concluíram o 12º ano de escolaridade, que estavam fora do sistema do ensino e que foram recuperados e integrados na sociedade em parceria com o Ministério da Educação.
Ainda no decorrer desta tarde, a comitiva das primeiras-damas visitou o projeto de Ginástica Rítmica da Escola Primária da localidade de Achada Grande Frente, da iniciativa da associação, dinamizada pela jovem/ativista social Mia Luz, e que nasceu com o objetivo de empoderar as meninas do bairro, através desta modalidade desportiva, que vem conquistando títulos em competições regionais.
Para estas visitas, Débora Carvalho fez-se acompanhar das primeiras-damas de Angola, Ana Dias Lourenço, da República Democrática de Congo,
Denise Nyakeru Tshisekedi, da Rainha do Reino de Kasai – República Democrática de Congo, Diambi Kabatusuila e da secretária de Estado Encarregada dos Assuntos Sociais da Guiné Equatorial, Maria del Pilar Nsa.
Estas convidadas, “que comungam sobre a importância da educação como chave para o desenvolvimento sustentável e inclusivo de África”, encontram-se no país para participarem na 6ª edição do Tropics Business Summit, evento que decorre de 10 a 15 do corrente, na Cidade da Praia.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv