
Sábado, 2 de Dezembro, 2023
A direção da Delegacia de Saúde de São Vicente realiza, nesta segunda-feira, um encontro com os responsáveis das instituições públicas e privadas de saúde da ilha para juntos definirem estratégias de prevenção e controlo da dengue.
De acordo com nota da Delegacia de Saúde de São Vicente a reunião acontece após terem sido confirmados dois casos de dengue na cidade da Praia pelo Instituto Pasteur de Dakar, no Senegal, e do registo de 10 casos suspeitos também no concelho da Praia.
Assim, prosseguiu, o encontro que deverá acontecer ao início da tarde de segunda-feira no auditório da Delegacia de Saúde, terá o intuito de traçar as melhores estratégias para prevenir e controlar a doença e minimizar as suas consequências.
Cabo Verde foi fustigado pela epidemia da dengue em 2009 com registos que apontaram para 21.383 casos suspeitos, com evolução de 174 para febre hemorrágica e seis óbitos.
De Janeiro a Junho de 2010, o País registou 305 casos de dengue, sendo os concelhos da Praia e São Filipe os que foram afetados.
O País voltou a registar em finais de Dezembro de 2016 até Fevereiro de 2017, 23 casos de dengue.
Em Cabo Verde existem duas espécies de mosquitos transmissores de doenças, designadamente o Anoppeles gambiae – vector do paludismo –, e o Aedes Egypti – vector da dengue, febre-amarela, chikungunya.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv