Dia Nacional dos Direitos Humanos celebrado com aula magna no Campus da Uni-CV

A Direcção-Geral da Política da Justiça (DGPJ) promove este sábado, 25, um leque de actividades com destaque para a realização da aula magna na Universidade de Cabo Verde, para assinalar o Dia Nacional dos Direitos Humanos.

De acordo com uma nota de imprensa do Gabinete de Comunicação e Imagem do Governo, enviada à Inforpress, o evento, que envolve alunos do secundário, visa construir e reforçar a consciência cívica por via de acções educativas de sensibilização e reflexão sobre os Direitos Humanos em Cabo Verde.

Neste sentido, prosseguiu a mesma fonte, a DGPJ promove uma aula magna com a participação de estudantes do ensino secundário, no sentido de alertar sobre a necessidade de realização de acções concretas do Estado e da sociedade civil, garantindo e promovendo os Direitos Humanos.

Pretende ainda com esta iniciativa unir todas as entidades envolvidas na temática dos direitos humanos, sobre a importância de reflexão sobre a matéria, promovendo e monitorizando a sua violação, de forma a alcançar os objectivos de um Cabo Verde mais “justo”, “inclusivo” e “igual para todos”.

A nota informa ainda que as actividades abrangem todas as universidades, entidades públicas, privadas e as organizações de sociedade civil que lidam no dia a dia com os Direitos Humanos e serão presididas pela ministra da Justiça, Joana Rosa.

Cabo Verde assinala, pela terceira vez, o 25 de Setembro – Dia Nacional dos Direitos Humanos. A efeméride, instituída pelo Governo por proposta da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC), tem como propósito promover um maior conhecimento, sensibilização e reflexão da sociedade cabo-verdiana sobre o tema.

Além de ser um dia de celebração, a data pretende estimular uma análise crítica sobre a situação real do país no que se refere aos direitos humanos e aos desafios que ainda persistem, mas também uma reflexão de como é que cada um pode contribuir para melhorar o panorama.

CM/JMVInforpress/Fim.The post Dia Nacional dos Direitos Humanos celebrado com aula magna no Campus da Universidade de Cabo Verde first appeared on INFORPRESS.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest