Fogo: Incêndio em Campanas de Cima considerado extinto e sem reacendimento desde a noite de segunda-feira, diz vereador

O incêndio que deflagrou na noite de domingo, 28, na localidade de Campanas de Baixo e que na segunda-feira, 29, encaminhou em direção a Campanas de Cima foi dado por controlado no início da mesma noite.

O vereador de Proteção Civil da câmara de São Filipe, Euclides Fernandes, disse no início da noite de segunda-feira que os bombeiros de São Filipe, Mosteiros e Santa Catarina do Fogo, apoiados por cerca de duas dezenas de jovens das localidades de Campanas de Baixo e de Cima, controlaram o incêndio, evitando que atingisse as casas das pessoas e destruir um número maior de árvores de frutos, nomeadamente mangueiras.

Hoje, às 07:30, depois de contactar o ponto focal na localidade de Campanas de Cima, Euclides Fernandes disse à Inforpress que “não se regista qualquer reacendimento” e que “tudo está tranquilo” na localidade de Campanas de Cima, estando assim a situação controlada.

Com relação a área consumida pelas chamas e os estragos provocados, o vereador avançou que normalmente em situações do género uma equipa técnica liderada pela delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente fará avaliação no terreno, adiantando que ainda não foi criada a equipa e por isso não sabe quando a avaliação poderá ser feita.

O vereador prometeu contactar o delegado do referido ministério na ilha para se inteirar da criação e programação da equipa para avaliar os danos, sendo certo que o incêndio terá provocado destruição de mangueiras, mas também de “grande quantidade” de pasto, além de outros arbustos, sisal e carrapateira.

Com relação às causas, Euclides Fernandes disse que foi identificado um jovem de 23 anos como sendo o responsável pelo incêndio, indicando que o mesmo fazia queimada para limpeza de terreno agrícola e também para afugentar ratos que estavam a danificar-lhe a abóbora e outras culturais.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest