Fogo: Rede de proteção à criança contra abuso e exploração sexual realiza marcha para sensibilizar sociedade civil

A Rede Local de Proteção à Criança Contra o Abuso e Exploração Sexual realizou este domingo, 04, uma marcha para assinalar o Dia Nacional Contra o Abuso e Exploração Sexual de Menores e Dia Internacional da Criança Inocente Vítima de Agressão.

A marcha partiu do largo de Cruz dos Passos passando pelos bairros de Beltches, Santa Filomena, Cobom e Achada São Filipe onde a rede tem a sua sede local e contou com parceria das igrejas católica e adventista, Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), Cruz Vermelha, Escola Secundária Dr. Teixeira de Sousa e equipa da Juventude.

A responsável da Rede, Sónia de Pina, disse que a marcha é para assinalar o 04 de Junho, Dia Internacional da Criança Inocente Vítima de Agressão e Dia Nacional contra Abuso e Exploração Sexual de Menores, adiantando que estas questões são ainda tabus a nível da ilha do Fogo e requerem a conscientização da sociedade civil.

O abuso e a exploração sexual se configuram numa das mais graves violações dos direitos humanos, principalmente os direitos das crianças, por isso, segundo Sónia de Pina, torna-se imprescindível que a sociedade no geral assuma esta causa e que a nível da ilha há muito trabalho a fazer para consciencializar a sociedade civil.

Neste quesito, informou que a rede tem estado a trabalhar nas escolas e nas comunidades para sensibilizar e informar a sociedade e acredita que é uma forma de fazer prevenção.

A Rede Local de Proteção à Criança Contra o Abuso e Exploração Sexual que começou a funcionar há menos de um ano, mas, segundo Sónia de Pina, já recebeu vários casos de denúncias.

Além de atendimento dos casos, faz o encaminhamento para as autoridades competentes, referiu a responsável da rede, que tem a sede na cidade de São Filipe e representantes nos municípios dos Mosteiros e de Santa Catarina para poder cobrir toda a ilha do Fogo.

A Rede local defende que é necessário o trabalho articulado em rede para a consciencialização imediata de toda a população para este mal social, numa altura em que há cada vez mais denúncias de casos de abuso e exploração sexual de crianças.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest