Fundação Donana desenvolve projeto para catadores de materiais recicláveis na lixeira

A Fundação Donana está a desenvolver o projeto “Catadores de plástico no aterro sanitário”, uma forma de ajudar e incluir na política social os catadores de lixo, bem como contribuir para retirar do ambiente boa quantidade de plástico.

A informação foi dada hoje à imprensa, pela presidente da Fundação Donana, Ana Maria Almada, que garante à Caboplast conseguir material suficiente, já que só na Praia se produz 13 mil quilos de lixo plástico por dia, para que este possa investir em máquinas mais sofisticadas para reciclagem.

“Os [lixos] que vamos recolher junto das escolas e associações comunitárias não serão suficientes, mas tendo uma equipa de catadores no aterro sanitário da Praia, penso que não teremos problemas com matéria prima para pormos esta máquina, cujo investimento é de seis mil contos, a trabalhar e a ter sustentabilidade”, disse, dirigindo-se ao diretor da Caboplast.

Ainda segundo Ana Maria Almada, com este projeto a Fundação irá contribuir para tirar do ambiente uma boa quantidade de plástico e criar postos de trabalho para muitos jovens que estão em situação de desemprego.

Apesar de pontos positivos para o ambiente e para ajudar muitas famílias, a Fundação segundo a sua presidente, está atrás de financiadores do projeto.

“O projeto contempla formações, entrega de materiais de proteção aos catadores, bem como disponibilização de viaturas para entrega dos materiais plásticos para reciclagem”, disse, afirmando esperar contar com a parceira da Câmara Municipal da Praia.

Para além deste, a Fundação tem ainda em mãos o projeto de “Recolha Seletiva de lixo” na Cidade da Praia.

À espera de parceiros, a Fundação vai avançar com um projeto piloto com as escolas e associações comunitárias da rede de Fundação Donana.

A Fundação Donana, em parceria com a empresa Caboplast, no âmbito da campanha “Reciclagem Solidária”, efetuou hoje, na Cidade da Praia, a entrega de contentores às escolas e associações que participaram na recolha de cerca de três toneladas de plástico para reciclagem.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us