Igreja alerta os jovens para os riscos do namoro nas redes sociais ‘online’

“Namoro online” é o tema de reflexão num encontro que a Paróquia Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria promove no domingo, na Cidade da Praia, com vista a alertar os jovens para os riscos do namoro nas redes sociais ‘online’.

A informação foi avançada hoje à Inforpress pelo pároco, Sizandro Sequeira, que adiantou que o evento, a ter lugar no Salão Paroquial de Achadinha, insere-se no quadro da comemoração do Dia do Namoro e Amizade que se assinala a 14 de Fevereiro.

Segundo o padre, a ocasião será marcada também por testemunho de um casal, animações, músicas e “muita dinâmica”.

O religioso explicou que é também do interesse das igrejas, abordar um tema que muito aflige, especialmente os jovens nas suas relações, sejam elas amorosas ou de amizades.

“No namoro e na amizade está vigente o amor, este dom maior que Deus nos deu para a nossa felicidade e a dos outros, que tem a força de nos mudar e transformar pela positiva, mas também sabemos que quando não é vivida pode ser fonte de sofrimento para as pessoas, em especial para a juventude que durante este processo de amadurecimento está a aprender a lidar com este sentimento”, observou.

É neste sentido, sublinhou Sizandro Sequeira, que a igreja tem como missão capacitar os jovens sobre esta matéria para melhor viverem e partilhar este sentimento com o próximo, sobretudo nestas últimas décadas em que o mundo tem vivido uma “grande transformação” tecnológica.

Daí que, acrescentou, o surgimento das redes sociais ‘online’ tem consequências na vida e nos relacionamentos, e a igreja acredita que uma das áreas muito afectadas por essa transformação tecnológica são as relações humanas.

“Há transformações positivas, mas também algumas transformações negativas e perante estas negativas, as pessoas devem assumir uma atitude de vigilância, tirando o bom que se pode aproveitar e evitar os danos e transtornos que podem surgir deste meio”, afiançou o pároco.

Conforme sustentou, o ‘online’ tem as suas vantagens nos relacionamentos, como a possibilidade de manter relação de amizade à distância, porém se tem conhecimentos que pode ser fonte de “algum sofrimento”, quando não é bem usado.

Em relação aos riscos apontou, manipulação, confundir o fictício com o real, gerando expectativa exagerada em uma relação que não tem propriamente “consistência e estabilidade”.

Por isso, Sizandro Sequeira destacou a importância de alertar os jovens para os riscos que podem trazer uma relação que se baseia apenas no ‘online’, originando alguns transtornos nos jovens.

Exemplificou a questão da baixa autoestima, argumentando que há jovens que procuram aprovação nas redes sociais pelo número de ‘likes’, e suprir a carência através dos ´feedbacks` das pessoas.

O pároco deixou, igualmente, uma mensagem alusiva ao dia, instando os jovens a viver bem o amor. “É um dom sublime que Deus nos concedeu, para a nossa felicidade e a dos outros, mas é preciso vivê-lo com sabedoria”, salientou.

Ao seu ver o que falta hoje em dia é a sabedoria do coração.

Participarão do evento o procurador da República Daniel Monteiro e a psicóloga Jeannette Felici Moreira.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest