INMG prevê chuviscos em todas as ilhas do país nas próximas 24 horas

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG), anunciou hoje, através da sua previsão para as próximas 24 horas, a queda de chuvisco em todas as ilhas do país.

A previsão, segundo informações à imprensa, indica que as ilhas de Sotavento (Maio, Santiago, Fogo, Brava) terão céu nublado a muito nublado, localmente encoberto, com ocorrência de chuviscos dispersos.

Ainda a mesma fonte, a visibilidade nas ilhas de Sotavento vai estar, em geral, moderada (5 – 9 km), em virtude da bruma seca e o vento de NE/NNE bonançoso a moderado (12 – 28 km/h), por vezes fresco (29 – 38 km/h) nas ilhas ocidentais ao longo da tarde, rodando ENE/ESE a partir da noite/madrugada, passando a fraco de direção variável ou bonançoso (06 – 19 km/h).

“Estado do mar: ondas NNE/NE 1.0 – 2.5 metros de altura, localmente SE a Sul de Sotavento, 2.0 – 3.0 metros a Leste/Oeste do arquipélago/sectores inter-ilhas à tarde e início da noite. A temperatura máxima: 28/29ºC e a temperatura mínima: 22/24ºC”, lê-se na nota de imprensa.

A previsão para as ilhas orientais de Barlavento (Sal, Boavista) indica períodos de céu muito nublado ou encoberto, com ocorrência de chuviscos dispersos, visibilidade em geral moderada (5 – 8 km), em virtude da bruma seca e o vento de NE bonançoso a moderado (12 – 28 km/h), rodando ENE/ESE a partir da noite/madrugada, passando a fraco de direção variável ou bonançoso (06 – 19 km/h).

O estado do mar, nestas ilhas ocorre de NNE/NE 1.5 – 3.0 metros de altura, 2.0 – 4.0m a Norte/Nordeste do arquipélago à tarde, diminuindo, localmente 1.0 – 2.0 metros em Zonas Costeiras Sul, sendo que a temperatura máxima rondará os 27/28ºC e a temperatura mínima os 21/23ºC.

Já nas ilhas ocidentais de Barlavento (Santo Antão, São Vicente e São Nicolau) a previsão é de céu nublado a muito nublado, localmente encoberto, com ocorrência de chuviscos dispersos e a visibilidade temporariamente moderada (7 – 9 km), em virtude da bruma seca.

O vento nestas ilhas será de NE moderado ou fresco (20 – 38 km/h), por vezes muito fresco (39 – 48 km/h) ao longo da tarde/noite, diminuindo gradualmente, rodando ENE/ESE a partir da madrugada, bonançoso a moderado (12 – 28 km/h), localmente fraco de direção variável.

O estado do mar, nestas ilhas, de acordo com o INMG será acompanhado por ondas de NNE/NE   1.5 –3.0   metros   de   altura, 2.0   –   4.0   metros   a Noroeste/Norte do arquipélago à tarde/início da noite, diminuindo, localmente 1.0 – 2.0metros em Zonas Costeiras Sul, tendo temperatura máxima a rondar os 28/29ºC e temperatura mínima os 22/24ºC.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest