Mais de sete dezenas de inscritos para formação de bombeiros voluntários de São Filipe

Setenta e duas pessoas inscreveram-se para a formação de bombeiros voluntários de São Filipe, o que obrigou o Serviço Municipal de Proteção Civil a realizar uma pré-seleção dos candidatos.

O vereador pela área de Proteção Civil da câmara de São Filipe, Euclides Fernandes, disse que dos 72 inscritos fazem parte alguns dos 13 bombeiros voluntários em ativo e que receberam formação há pouco mais de três anos.

A seleção dos candidatos acontece na quarta-feira e quinta-feira e, segundo o vereador, versará  essencialmente a capacidade física e alguns questionamentos sobre a proteção civil de uma forma geral, para escolher 24 candidatos para frequentar a formação.

A câmara de São Filipe, segundo o mesmo, pretendia ministrar a formação já no final do mês de Junho, mas a indisponibilidade do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros motivou o seu adiamento para o final de Julho.

Neste momento os bombeiros voluntários de São Filipe dispõem de uma viatura ligeira de combate a incêndio, que é apoiada por um autotanque, e de uma ambulância.

Na sequência do incêndio de 17 de Maio em Ponta Verde, em que alguns bombeiros não participaram no seu combate, a câmara decidiu acelerar o processo de formação para reforçar o corpo de bombeiro voluntário e equacionar algumas situações.

Os bombeiros voluntários de São Filipe reclamam há muito da melhoria da gratificação, que é inferior a 15 mil escudos/mês, e inscrição no sistema de seguros.

Além da formação, o Serviço Municipal de Proteção Civil vai disponibilizar alguns equipamentos aos bombeiros no ativo, nomeadamente fardamentos e outros equipamentos necessários para o desempenho da missão.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest