“Mente Sã” transforma-se em fundação e mantém foco no combate ao álcool e outras drogas

O projecto Casa de Reabilitação “Mente Sã” é desde 17 de Janeiro de 2022 Fundação Mente Sã e quer continuar a ajudar Cabo Verde a combater o uso abusivo do álcool e outras drogas.

Este espaço de reabilitação e tratamento, lançado em 2021, com sede em Rui Vaz, São Domingos, tem como principal objectivo reabilitar e tratar pessoas com dependências de substâncias psicoativas, visando a sua reinserção normal na sociedade, após o tratamento.

Eduíno Moniz, director da Fundação Mente Sã, explicou à Inforpress que a transformação dessa empresa privada para uma organização sem fins lucrativos teve como propósito reforçar a cooperação com o Governo e outras organizações não governamentais (ONG) para que possam fazer chegar a luta contra o uso abusivo do álcool e outras drogas a todo o arquipélago.

De momento, o também conselheiro terapêutico adiantou que não contam com internos, mas têm prestado consultas ambulatórios, tanto para os dependentes químicos e os respectivos familiares.

Informou ainda que a Fundação Mente Sã tem dado assistência aos centros de recuperação, como Fazenda Esperança, Tendas El-Shaddai e Remar Cabo Verde, e ainda às delegacias e centros de saúde de São Lourenço dos Órgãos e de São Domingos, visando ajudar as pessoas com “problemas sérios” de álcool e outras drogas.

Na ocasião, avançou que estão a criar um grupo de alcoólatras e narcóticos anónimos, em São Lourenço dos Órgãos, visando ajudar as pessoas tratarem-se a si próprios.

A Fundação conta com 12 voluntários, desde psicólogos, médicos e enfermeiros.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest