
Segunda-feira, 30 de Janeiro, 2023
A Polícia Judiciária de Cabo Verde informou hoje que as autoridades policiais dos EUA e de Cabo Verde apreenderam 5.668 kg de cocaína dentro de uma embarcação de pesca oriunda do Brasil.
Segundo comunicado oficial da PJ, as autoridades policiais dos EUA e de Cabo Verde no passado dia 1 de abril abordaram em alto mar uma embarcação de pesca oriunda do Brasil, por suspeita de tráfico internacional de estupefacientes.
Depois de embarcar e inspecionar a embarcação foram apreendidos cinco mil seiscentos e sessenta e oito quilos (5668 kg.) de cocaína e detidos sete indivíduos, sendo cinco deles de nacionalidade brasileira e 2 de nacionalidade montenegrina.
O jornal Expresso das Ilhas adianta que se trata de uma mega operação de Tráfico Internacional de Droga denominada Alcatraz.
A PJ informou ainda que se tratou de numa operação conjunta com as Forças Armadas (Guarda Costeira), coordenada pelo Centro de Análise e Operações Marítimas – Narcóticos (MAOC-N), que contou com a colaboração da Polícia Federal do Brasil, da DEA (Drug Enforcement Administration) da Marinha dos E.U.A, e da NCA (National Crime Agency) do Reino Unido, bem como com o envolvimento do Ministério Público e apoio e cooperação da Policia Nacional e das Forças Armadas de Cabo Verde.
Desde a manhã de hoje que está ancorado ao largo da cidade da Praia o navio da Marinha norte-americano “USS Hershel ‘Woody’ Williams”, de 239 metros, uma base móvel expedicionária que está ao serviço do Comando das Forças Armadas norte-americanas para África (Africom), informa a agência Lusa.
Ainda segundo a mesma fonte, Ricardo Gonçalves, diretor nacional da PJ, não respondeu a perguntas dos jornalistas e não esclareceu os meios envolvidos na operação e o destino ou a bandeira do navio de pesca “oriundo do Brasil” que transportava a cocaína, ou onde se encontra atualmente.
“É sabido que a descontinuidade territorial do arquipélago, a nossa vasta Zona Económica Exclusiva e os escassos meios materiais e humanos existentes para a fiscalização ativa, favorecem a utilização do arquipélago de Cabo Verde como país de transito do narcotráfico internacional. Consciente desse facto, a Marinha dos EUA e a Guarda Costeira dos EUA têm tido uma excelente relação com Cabo Verde, com acordos bilaterais de aplicação da lei, permitindo o apoio ao combate à atividade marítima nas águas circundantes do arquipélago”, diz o comunicado oficial.
De recordar que a maior operação antidroga no país aconteceu em janeiro de 2019, quando foram apreendidas 9,5 toneladas de cocaína no navio ESER que navegava em alto mar com bandeira do Panamá e tripulação russa.
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv