
Sexta-feira, 9 de Junho, 2023
O Movimento Civil das comunidades Responsáveis (MCCR) apresentou uma queixa crime à Polícia Judiciária (PJ) pedindo a investigação de casos de envenenamento de cães e gatos na cidade da Praia, revelou Carmelinda Gonçalves, da associação.
Em declarações à Inforpress, a responsável disse que uma grande quantidade de cães, gatos e outros animais foi morta nos últimos dias por envenenamento, situação essa que considera “desumana” e constitui um “perigo” para a saúde pública.
Carmelinda Gonçalves explicou que as denúncias foram feitas nas redes sociais do MCCR por moradores e cuidadores de animais das comunidades das diversas zonas da capital do país.
“Uma grande quantidade de veneno está sendo colocada nos espaços públicos por cidadãos desconhecidos e os animais, com ou sem supervisão de seus cuidadores ,têm tido acesso a este veneno e têm tido uma morte em extremo sofrimento”, afirmou.
Carmelinda Gonçalves disse que “infelizmente” não tem a ideia de quem está a cometer “esta barbaridade”, mas avançou que já apresentaram uma queixa à Polícia Judiciária a solicitar a investigação deste “crime horrível”.
Por outro lado, apelou à sociedade em geral a estar vigilante e a denunciar caso souber a origem do veneno ou desconfiar de alguém que pudesse estar envolvido neste acto criminoso.
“Trata-se de cidadãos que obtiveram o veneno ilegalmente, e ilegalmente têm infestado a cidade da Praia, desde o Plateau à Uni-Piaget, Calabeceira, Caiada, Fonton e várias outras áreas, colocando a saúde pública em perigo iminente, assim como a própria vida”, apontou.
Considerou que o veneno colocado nos espaços públicos é muito forte e eficaz e representa um perigo muito grande não só para os animais como à saúde pública.
Carmelinda Gonçalves acrescentou que na última quinta-feira receberam mais denúncias por parte dos moradores da zona de Caiada de que algumas aves e porcos morreram também nas mesmas circunstâncias.
O Movimento Civil das Comunidades Responsáveis é uma iniciativa civil para o desenvolvimento sustentável, ambiente, hábitos de consumo, lixo, reciclagem e toda a problemática ligada à Mãe Terra na sequência da actividade humana, com foco particular nos animais.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv