Pessoas que vivem com VIH/SIDA capacitadas para sensibilização da covid-19 nas comunidades

A Rede Nacional das Pessoas que Vivem com VIH/SIDA terminou, hoje na Praia, a formação para a sensibilização nas comunidades, sobre os efeitos da covid-19 nos grupos de risco.

Em declaração à Inforpress, após a cerimónia de encerramento, Nelson Semedo, técnico da Rede Nacional das Pessoas que Vivem com VIH/SIDA (RN PVVIH) avançou que a formação procurou capacitar os formandos para o “trabalho no terreno”.

“A formação esteve baseada em cinco módulos com o objectivo de capacitar os formandos no âmbito do trabalho no terreno a partir de diferentes módulos e temáticas como o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), Coaching, Infecção Sexualmente Transmissível (IST), comunicação e outros, com o objectivo de capacitar estes formandos para trabalhos no terreno durante seis meses”, explicou.

Este técnico avançou ainda que o projecto denominado “Prevenção da covid e VIH nas Comunidades”, foi elaborado pela RN PVVIH no âmbito do financiamento do Fundo Global e contou com o apoio da CS-SIDA.

“O fundo global é uma instituição que trabalha directamente com a CS-SIDA, no qual financiam projectos comunitários, como parceiro da CCS-SIDA fomos envolvidos e financiados, para que o projecto pudesse ser executado”, frisou.

O mesmo reconheceu não ser possível “informar e sensibilizar 100% das pessoas”, mas que é ambição do projecto abranger o máximo de comunidades possíveis, alertando que este é um desafio que “leva tempo para ser desenvolvido”.

Por sua vez, Celeste Spínola, educadora de pares na RN PVVIH reconheceu a importância da formação na sensibilização e prevenção da covid-19.

“Esta formação foi mais um contributo, espero que vá reforçar e ajudar no terreno, em que nós possamos mostrar às pessoas a importância do cuidado. Actualmente as pessoas pensam que a covid já não existe e o nosso objectivo é mostrar que esta é uma doença em estudo e sensibilizar para evitar ter picos de casos”, considerou.

A mesma acrescentou que este não é um projecto isolado e que há outros em curso no sentido de sensibilizar sobretudo a população considerada de risco sobre as possíveis complicações para um portador VIH contrair o vírus da covid-19.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us