Planalto Norte: Água já chega aos reservatórios para alegria da população desta localidade 

Porto Novo, 28 Nov (Inforpress) – A água já chegou aos reservatórios do Planalto Norte, no interior do município do…

A água já chegou aos reservatórios do Planalto Norte, no interior do município do Porto Novo, em Santo Antão, para alegria dos moradores, conforme constatou a Inforpress no local.

O projeto de bombagem e adução de água ao Planalto Norte já está em fase de teste, a água já está a ser depositada nos reservatórios e, dentro de alguns dias, já estará disponível nas torneiras, pondo fim assim, de forma definitiva, à penúria de água nessa localidade, onde residem 600 pessoas.

O projeto, que vai ser inaugurado ainda neste mês de Dezembro, pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, está há cinco dias em fase de teste da bombagem de água que, segundo o vereador da edilidade porto-novense responsável pelo abastecimento de água, Irlando Ramos, está a decorrer “sem qualquer sobressalto”.

A água, que já chega ao Planalto Norte é proveniente de uma nascente situada nas imediações do vale de Martiene, que diariamente passa a disponibilizar cerca de 20 metros cúbicos de água para consumo humano e para o gado.

São onze quilómetros de conduta, sendo sete quilómetros de adução e quatro de distribuição, sete estações de bombagem alimentadas com painéis solares.

A Câmara Municipal do Porto Novo informou que a inauguração do projeto “vai acontecer brevemente” para o “alívio da população local, que ainda depende da água auto-transportada”.

Vários parceiros estiveram envolvidos na implementação do projeto, desde logo, o Ministério da Agricultura, a Câmara Municipal do Porto Novo, a Agência Nacional de Água e Saneamento, a Associação para a Defesa do Património de Mértola (Portugal), a Cooperação Luxemburguesa, as Nações Unidas, através dos programas GEF-SGP e PNUD, e as associações Água no Deserto e Luz Verde do Norte.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest