Porto Novo: Delegado do ME garante que está resolvido o problema de transporte dos alunos de Chã de Norte

O delegado do Ministério da Educação (ME) no Porto Novo, em Santo Antão, Leonildo Oliveira, assegurou hoje que estão criadas as condições para o transporte dos alunos entre Chã de Norte e Ribeira da Cruz.

Desde o arranque das aulas, as cerca de duas dezenas de estudantes de Chã de Norte, no interior deste município, percorriam cerca de dois quilómetros a pé para chegar à Ribeira da Cruz, onde apanham o autocarro que os transporta até ao liceu da Ribeira das Patas.

Leonildo Oliveira explicou que o problema não era a falta de transporte, mas sim de dificuldades de acesso, já que a estrada que liga Chã de Norte à Ribeira da Cruz estava intransitável desde as chuvas ocorridas nos princípios de Setembro.

A estrada já foi alvo de alguma intervenção que permite a circulação de viaturas, viabilizando assim o transporte dos 20 estudantes que diariamente estavam a percorrer mais de três horas a pé entre Chã de Norte e Ribeira da Cruz (ida e volta) para poder assistir às aulas.

Algumas comunidades rurais no município do Porto Novo estão ligadas por estradas de terra batida que, quando chove, ficam intransitáveis, como são os casos de Chã de Norte, do Planalto Norte, da Ribeira dos Bodes e da Ribeira Fria.

Além de Chã de Norte, também os alunos da Ribeira dos Bodes estavam na mesma situação mas o problema foi já igualmente ultrapassado, segundo o delegado do ME.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest