Porto Novo: Regresso da imagem do santo padroeiro marca o último dia das festividades

O regresso às 06:00, também em peregrinação, da imagem do santo padroeiro à capela na Ribeira das Patas marcou o último dia das festividades de São João no município do Porto Novo, em Santo Antão.

Depois das celebrações da solenidade do nascimento de São João, que se realizou segunda-feira, 24, a imagem regressa hoje à capela da Ribeira das Patas, a sua morada, acompanhado de algumas dezenas de fiéis, a contrastar com os milhares de pessoas que o acompanharam na peregrinação à cidade do Porto Novo, no dia 23 de Junho.

Na Ribeira das Patas, que até 1962 foi sede da paróquia de São João Baptista, é celebrada hoje a eucaristia que assinala o fim das atividades religiosas realizadas ao longo do mês de Junho à volta das festas de São João.

Nessa localidade, além da eucaristia presidida pelo bispo da Diocese do Mindelo, D. Ildo Fortes, o dia de hoje vai ser ainda marcado pelo baile de conjunto com os Irmãos Unidos, Trakinus, Alyrio e Nhu Santos.

Desde o primeiro de Junho, dia em que foi lançado oficialmente as festas com um alvorada de tamboreiros, a vida no município girou, sobretudo, à volta das festas de São João, com a realização de inúmeras atividades de cariz desportivo, recreativo e cultural, além do lançamento e inaugurações de obras.

De entre os eventos realizados, se destacam a feira agro-pecuária de Santo Antão, a morna fest, o desfile dos grupos de romaria, a peregrinação, os bailes no antigo campo de futebol, a missa solene e o lançamento das obras da nova igreja.

As celebrações religiosas foram presididas pelo bispo da Diocese do Mindelo, D. Ildo Fortes.

A nível musical, Gil Semedo, Nelson Freitas, Ferro Gaita, Elji, Josslyn e Blaya foram alguns dos destaques das festas.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest