Porto Novo será primeiro município a albergar um conselho municipal de segurança alimentar e nutricional

Porto Novo será o primeiro município em Cabo Verde a albergar um conselho municipal de segurança alimentar e nutricional, tendo esta questão sido debatida hoje, 17, no arranque do simpósio sobre “Sistemas Alimentares Sustentáveis em Santo Antão”.

A informação foi avançada pelo presidente da Associação dos Amigos da Natureza (AAN), Aguinaldo David, que, conjuntamente com o Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI), organiza o simpósio que decorre no Porto Novo e que, durante dois dias, vai debater a sustentabilidade dos sistemas alimentares em Santo Antão.

Aguinaldo David não especificou a data para a implementação do conselho municipal de segurança alimentar no Porto Novo, que visa assegurar a melhoria do estado nutricional da população, através da promoção da nutrição, da alimentação saudável e do direito à alimentação adequada.

Compete ao conselho municipal de segurança alimentar exercer o controle social e actuar na formulação, monitoramento e avaliação da política e do sistema municipal de segurança alimentar e nutricional.

A criação dos conselhos municipais de segurança alimentar e nutricional insere-se no âmbito do projecto “Aliança para o Direito Humano à Alimentação Adequada e Iniciativas de Empoderamento de Jovens e Mulheres Rurais”, co-financiado pela União Europeia e pelo Governo e implementado pela AAN, CERAI e pelo Secretariado Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, contando com a parceria das câmaras municipais.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest