
Domingo, 24 de Setembro, 2023
As atividades alusivas ao 01 de Junho promovidas pela Câmara Municipal da Praia levaram centenas de crianças a reunirem-se no largo Kebra Canela, na cidade da Praia, para celebrar a efeméride.
O largo Kebra Canela foi palco até às 19:00 de um conjunto de atividades destinadas a todas as crianças independentemente da idade e da condição física, com o objetivo de, segundo o diretor da Promoção Social da Câmara Municipal da Praia, André Monteiro, alegrar esta camada nesta data tão especial.
“Enquanto entidade, que trabalha também com crianças, temos estado a fazer este evento todos os anos e este ano não fugimos a regra. Fizemos este festival precisamente para alegrar as crianças porque estamos a passar por momentos difíceis em termos de contexto social, portanto, é dar alguma alternativa de lazer, pelo menos hoje, que é um dia especial às crianças”, avançou André Monteiro à imprensa.
Este ano, fez saber, aumentaram as opções de lazer e as atuações, tendo em conta que no ano passado houve um número significativo de crianças, mais de três mil e perspetivam ultrapassar este número hoje.
O festival iniciou com a animação do Palhaço Paçoca e os seus amigos, seguido de apresentação de escolas de músicas, pentagrama e gota de arte, escolas de danças, amp, ballet, arteacroart, seguido também de enigma, dj e banda.
Para as crianças com deficiência inclui atividades como cantinhos de encantar, castelo, baloiço, piscina de bola, pintura facial, triciclos, insuflável 4 em 1 Frozen.
“Somos uma autarquia muito inclusiva, temos diferentes palcos e aqui estamos a privilegiar crianças com deficiência e da primeira infância, porque temos estado a deparar que diferentes atividades viradas às crianças não há opções para bebés e para crianças com deficiência, portanto há espaços específicos para estas classes”, enfatizou André Monteiro.
Para o restante público-alvo, ainda de acordo com a mesma fonte, vai haver sessão de pintura facial, insuflável touro mecânico, slide crocodilo, obstáculos pista americana, basket, seguido de pistas de corridas de bicicletas e trotinetes, e jogos tradicionais.
A Câmara Municipal, frisou aquele responsável, disponibilizou autocarros gratuitos para que as crianças das zonas periféricas como São Pedro, Calabaceira, São Filipe e para as zonas rurais, São Martinho Pequeno e São Francisco, pudessem participar nas comemorações.
Apelou, por fim, os pais e encarregados de educação a ensinarem as crianças sobre os seus direitos e deveres para que se tenha cidadãos mais conscientes no futuro, porque, asseverou, quanto mais se investir nas crianças hoje, estar-se-á diante de uma sociedade melhor futuramente.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv