Praia: Hospital Agostinho Neto apela por mais doadores de sangue

A diretora do Banco de Sangue do Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN), Linette Fernandes, pediu hoje a população, na cidade da Praia, para ser doadora de sangue, destacando a importância deste acto para salvar vidas.

Linette Fernandes falava à Inforpress durante a marcha que aconteceu esta manhã para sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue, realizada no âmbito das celebrações do Dia Mundial do Doador, assinalado a 14 de Junho.

“A doação de sangue é acto que salva vidas. Como seres humanos, somos as únicas fontes de sangue, e sem a doação, não há como salvar aqueles que necessitam”, frisou.

Conforme precisou a directora, actualmente, o Banco de Sangue possui um estoque “razoável”, mas a necessidade de sangue é constante, pelo que é preciso aumentar a afluência de doadores.

“Precisamos realçar que precisamos de sangue constantemente. Apelamos a todas as pessoas que nunca doaram sangue para se dirigirem ao banco de sangue”, exortou Linette Fernandes.

A mesma enfatizou que o processo de doação é rápido, simples, tranquilo e praticamente indolor.

Para ser um doador, basta ser saudável, ter mais de 50 quilos e ser maior de 18 anos.

“Há doenças que, mesmo assim, permitem a doação de sangue. A partir desses requisitos, avaliamos se o candidato está em condições de doar ou não”, explicou Linette Fernandes.

“Apelamos à população para que se dirija aos bancos de sangue, não só ao Hospital da Praia, mas nas ilhas que têm banco de sangue”, reforçou o apelo.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest