Presidência da República promove terceira conferência da Década do Oceano na ilha do Sal

O Presidente da República, José Maria Neves, abre, na terça-feira, o colóquio sobre “Os Oceanos”, que vai decorrer na cidade do Mindelo sob o lema “Proteger os Oceanos, Preservar a Vida”.

Segundo o Palácio do Platô, durante a conferência vão ser debatidos temas pertinentes como os impactos das alterações climáticas sobre os oceanos, o Tratado do Alto Mar, o alargamento das “Escolas Azuis”, as problemáticas da sobrepesca e da poluição por plástico como grandes ameaças ao oceano.

Sob o lema “Oceanos sustentáveis – sociedades resilientes: educando para o futuro”, o evento é realizado pelo Presidente da República, enquanto patrono da Aliança da Década do Oceano, e conta com a participação também de representações da UNESCO, investigadores, poder central e local, corpo diplomático e a sociedade civil cabo-verdiana.

De acordo com a programação, o evento terá também uma forte componente cultural, sendo o oceano uma vertente importante do património natural e cultural de África, que tem no Presidente José Maria Neves o ‘Champion’ para a sua preservação.

A década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, 2021 a 2030, foi proclamada pelas Nações Unidas visando sensibilizar e mobilizar os actores públicos, privados, organizações internacionais e da sociedade civil sobre a importância dos oceanos, de modo a agregar todos os esforços que se traduzam em acções que favoreçam a sua saúde e sustentabilidade.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest