
Domingo, 28 de Maio, 2023
O presidente do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros (SNPCB), Domingos Tavares, considerou hoje, Dia Internacional do Bombeiro, que a profissão de bombeiro é uma profissão extremamente nobre, que deve ser valorizada por cada munícipe.
Estas afirmações foram feitas por este responsável em declarações à Inforpress, sublinhando que os cidadãos devem sempre homenagear esses “soldados da paz” pelo trabalho que fazem em prol da “estabilidade social”.
Segundo afirmou, estes enfrentam do ponto de vista nacional vários desafios, lembrando que por trabalharem na dependência das câmaras municipais, muitas vezes as autarquias não têm disponibilidade financeira para ter uma corporação somente com bombeiros profissionais ou então semi-profissionais.
“Ou seja, acabam sempre por ter alguns voluntários, outros nem por isso, e neste momento temos algumas câmaras que carecem de alguns equipamentos, que é algo normal”, esclareceu, assegurando que o Serviço Nacional da Proteção Civil e Bombeiros está a trabalhar juntamente com a Associação Nacional dos Municípios no sentido de conseguirem meios necessários para qualquer desafio que a corporação venha a enfrentar.
Em Cabo Verde, indicou que de modo geral as maiores intervenções dos bombeiros têm sido nos incêndios florestais, nos serviços pré-hospitalares, ou serviços de ambulância, assim como em alguns casos de incêndios urbanos.
Entretanto, afiançou que o pessoal tem estado sempre a dar respostas onde forem solicitados, não obstante, depararem com situações de alguma demora na prestação do atendimento, justificadas por exemplo com o trânsito, nas horas de ponta, e outras vezes devido a problema de acesso, causados por arruamentos “mal feitos”.
“Mas com elementos e meios que temos sempre temos conseguido dar boas respostas a qualquer demanda quando somos chamados”, garantiu.
Contudo, conforme Domingos Tavares, os serviços dos Bombeiros têm apostado na capacitação dos seus profissionais, e, particularmente, na Cidade da Praia, estão neste momento a receber uma formação de suporte intermédio de vida e uso de desfibrilador automático, sendo que a intenção é alargá-la a nível nacional.
Informou de igual modo sobre um projeto que pretende ministrar formações no âmbito do combate a incêndios florestais, bem como sobre outras atividades inerentes à função do bombeiro.
O Dia Internacional do Bombeiro foi estabelecido em 1999, após a trágica morte de vários bombeiros num incêndio na Austrália, e é assinalado em vários países do mundo, com o objetivo de homenagear todos os bombeiros que deram e que dão às suas vidas para salvar os outros.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv