Proteção Civil diz estar a acompanhar as atividades sísmicas na Brava e que enviou uma equipa para a ilha

O comunicado do SNPCB vai ao encontro do que já tinha sido adiantado pelo INMG que mantém a situação de alerta no nível 3 na ilha das Flores.

O Serviço Nacional de Proteção Civil, SNPCB, já deslocou uma equipa para a ilha Brava no sentido de acompanhar o registo das atividades sísmicas na ilha, “para fazer o levantamento dos estragos provocados e encontro com a população local”. A informação é avançada pelo SNPCB nas redes sociais.

A Proteção Civil reagiu assim depois de terem sido registados tremores da ilha Brava na semana passada e relatadas preocupações por parte da população da ilha. O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica – INMG, também emitiu ontem, dia 19, um comunicado tanto sobre a situação sísmica na Ilha Brava como sobre fenómeno observado no leste da ilha do Fogo.

Neste momento, e segundo as informações técnicas do INMG, mantém-se a situação de alerta nível três, devido a ocorrência de sismos sentidos com frequência.

Quanto aos relatos de fenómenos junto ao vulcão do Fogo, a Proteção Civil cita as informações confirmadas pelo INMG, de que “não foi registada nenhuma atividade que pudesse apontar para uma eventual erupção em curso ou na iminência de acontecer”.

“As imagens divulgadas nas redes sociais, trata-se de nuvem de poeira provocada pela queda frequente de rochas, fenómeno provocado pela erosão e registado após a ocorrência das chuvas.”

No seguimento destes eventos, o INMG vai dar hoje, 20, uma conferência de imprensa, em São Vicente, na estação geofísica do INMG em São Vicente, para uma informação mais detalhada sobre a situação na Ilha Brava.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest