Protocolo rubricado entre OFCV e SPFCS de Portugal garante formação gratuita aos farmacêuticos de Cabo Verde

Os farmacêuticos inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde (OFCV) passam a partir de agora a serem membros correspondentes da SPFCS de Portugal podendo aceder gratuitamente a ações de formação e congressos, disse esta sexta-feira, 21, à Inforpress a Bastonária.

Marcília Fernandes, que participou de 14 a 17 de Outubro na III Reunião de Medicamentos Biológicos e no Vº Encontro da Sociedade Portuguesa de Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde (SPFCS), no Algarve, Portugal, disse ainda que estes eventos e o protocolo assinado abrem “muitas portas” para os farmacêuticos de Cabo Verde.

“Foram quatro dias de intensa troca de experiência, conhecimento e inovação. Anualmente, a Sociedade Portuguesa de Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde reúne os seus associados à volta de um debate temático, traz as novidades do sector farmacêutico aplicado às mais variadas áreas de atuação e realiza masterclass para cada uma das secções especializadas”, realçou.

Segundo Marcília Fernandes, com a assinatura do protocolo entre a OFCV e a SPFCS, todos os farmacêuticos efetivamente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde passam a ser membros correspondentes, podendo aceder gratuitamente a todas as ações de formação, congressos e demais atividades realizadas pela sociedade.

Essa possibilidade, segundo a bastonária da OFCV, é uma oportunidade de formação, capacitação e integração extraordinária para a classe farmacêutica que poderá aceder a todas as ações, tanto de forma presencial como virtual.

Neste âmbito, diz esperar que os farmacêuticos de Cabo Verde aproveitem e explorem, ao máximo, todas as oportunidades que surgem com essa parceria.

A III Reunião de Medicamentos Biológicos, que decorreu no dia 14 de Outubro, teve como objetivo conhecer os avanços dos medicamentos biológicos e sua aplicação na prática clínica e farmacêutica, considerando que esta requer uma atualização científica constante e que aborde as tendências e as questões mais importantes deste campo específico da terapia.

Já o “V Encontro SPFCS – Vamos Falar” ocorreu de 15 a 17 de Outubro, com o objetivo de apresentar vários casos para partilha de experiências, saberes, problemas e angústias dos serviços farmacêuticos onde se prestam cuidados de saúde.

A Bastonária da OFCV participou no evento desertando no painel “HYPE – Novos Caminhos”, com o tema “Relacionamento Internacional – cooperação: aprender com outras realidades”, realçando a importância da cooperação internacional para a formação, capacitação e especialização dos farmacêuticos que actuam em Cabo Verde.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest