Reflor-CV assinala Dia Internacional das Florestas e pede mais acções para deter desmatamento

O projecto Reflor-CV celebra hoje o Dia Internacional das Florestas e da Árvore sob o lema “Florestas e produção e consumo sustentáveis”, sublinhando que são necessárias mais ações para deter o desmatamento e a degradação ambiental.

No quadro das comemorações do Dia Internacional das Florestas, o projecto reforço da capacidade de adaptação e resiliência no sector florestal (Reflor-CV), em parcerias com a FAO e o Ministério da Agricultura e Ambiente, realizou uma campanha de plantação de árvores fruteiras em parceria com a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e a Escola Les Alizes.

Em declarações aos jornalistas hoje, na Cidade da Praia, o gestor do projecto Reflor-CV, Henri Bouda, reforçou que o Dia Internacional das Florestas é para a consciencialização sobre a importância das florestas para o planeta.

 “O grande objectivo da Reflor-CV é trazer uma educação ambiental, sobretudo junto às crianças. Hoje plantamos aqui na Uni-CV cerca de 30 árvores fruteiras, isso tudo para promover e incentivar a reflorestação e mais espaços verdes”, disse.

Segundo o gestor, no âmbito do projecto Reflor-CV já foram plantados mais de 800 mil hectares de terra, com diversas espécies de árvores, estando assim a 11 por cento (%) acima da meta estipulada para o ano 2030.

“O tema deste ano chama atenção de que são necessárias mais acções para deter o desmatamento e a degradação. A gestão sustentável das florestas pode ajudar a reduzir o desmatamento e a degradação, restaurar paisagens degradadas e fornecer às pessoas empregos e materiais renováveis”, sublinhou.

O projecto tem como objectivo global aumentar a resiliência e reforçar a capacidade de adaptação para enfrentar os riscos adicionais colocados pelas mudanças climáticas, à desertificação e à degradação das terras em Cabo Verde a nível nacional, apoiando assim a redução da pobreza, o crescimento económico e a sustentabilidade ambiental.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest