
Sábado, 23 de Setembro, 2023
O presidente do Instituto do Património Cultural, Jair Fernandes, e o historiador Edson Brito, apresentam na quinta-feira os resultados do projecto Margullar no “I Congresso da Arqueologia Subaquática da Macaronésia” que decorre em Lanzarote, Ilhas Canárias.
Conforme avançou o IPC em nota de imprensa, trata-se de um evento que reúne os parceiros do projecto para apresentar os resultados levados a cabo nos seus respectivos territórios, durante os dois anos de trabalho no âmbito do Projecto cooperação territorial Interreg Mac 2014-2020 Margullar, co-financiado pelos fundos europeus do FEDER.
O projecto Margullar foi desenvolvido em parceria com as ilhas da Macaronésia que inclui Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde, e visa articular o património e turismo, através da realização de trabalhos de arqueologia subaquática para a preservação e conservação do património marinho, para a sua posterior valorização e aproveitamento, com foco na melhoraria da atractividade e promoção do turismo nestas regiões.
Durante o congresso os países contemplados vão ter a oportunidade de compartilhar conhecimentos e boas práticas que existem na arqueologia subaquática actual, tanto nível metodológico como a conservação e divulgação do património cultural subaquático e dar visibilidade às diferentes iniciativas que estão a ser desenvolvidas nestas regiões.
Cabo Verde como Estado-membro da convenção do Património Cultural Subaquático, tem primado para a salvaguarda deste património, adoptando medidas legais e institucionais para o efeito.
Durante o encontro vai ser também apresentado o projecto da criação do programa de mergulho na Ilha de Santiago que foi realizado no ancoradouro da Cidade Velha, na Calheta de São Martinho, na Baia da Praia, em São Francisco e no Tarrafal, e ainda o curso de formação em mergulho profissional, momento que vai servir também para a ratificação da convenção da UNESCO sobre o património cultural subaquático.
Enquadrado neste projecto encontram-se em carteira a criação e colocação de sinaléticas, curso de formação em arqueologia subaquática, criação do Circuito Turístico e inclusão em diferentes redes institucionais de Cabo Verde.
Recentemente o IPC denunciou e solicitou a colaboração e actuação de autoridades nacionais, o roubo e o empilhamento de bens com valor patrimoniais que se encontram no fundo do mar da ilha do Maio.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv